terça-feira, abril 19, 2005

Nem se pode dizer que seja mau jornalismo porque não é jornalismo

O jornal norte-americano Boston Globe, propriedade do The New York Times, publicou uma história inventada por uma das suas jornalistas, Barbara Stewart.
A jornalista, já despedida, relatou uma caça a crias de baleias em Newfoundland, no Canadá, que era para ter acontecido mas foi depois adiada por causa do mau tempo. Ainda assim, Barbara achou que não queria perder a oportunidade de escrever sobre o assunto, e inventou toda a história, com todos os pormenores. Entre esses pormenores, a imaginação de Barbara desencantou o número de caçadores, a idade das crias e ainda uma descrição do local.

Espero que, além do já concretizado despedimento, a jornalista seja ainda penalizada legalmente, por violar o código ético e deontológico do jornalista (concretamente, as leis do órgão de imprensa para o qual trabalhava).

É de lamentar que esta situação seja cada vez mais recorrente. Devem todos lembrar-se, com certeza, de que ainda há pouco tempo, em 2003, foi feito um filme sobre o assunto: "Shattered Glass", de Billy Ray, que relata a história verídica de Stephen Glass, o jornalista da revista New Republic que fabricou muitas das suas histórias e que durante muito tempo permaneceu impune (o jornalista escreveu já também um livro que conta a sua história, intitulado The Fabulist. Ou seja, conseguiu fazer ainda mais dinheiro à custa da sua longa mentira).
Relembro ainda histórias como a de Janet Cooke, a jornalista do Washington Post que ganhou o Prémio Pulitzer com uma história inventada ou de Jack Kelley, do USA Today, que também inventou quantidades substanciais de informação até ser descoberto, em 2004.
Barbara Stewart não foi a primeira a ser apanhada a inventar no Boston Globe: relembro nomes como Patricia Smith ou Mike Barnicle que também inventaram notícias enquanto trabalhavam para o mesmo jornal.

1 Comentários:

Às quinta-feira, fevereiro 22, 2007 2:14:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! » » »

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial