sábado, abril 16, 2005

C who's back



Com vendas a solo de cerca de 3 milhões de álbuns e uma panóplia de singles no Top 5 e Top 10 que alcançam os 10 milhões de cópias, Melanie Chisholm é uma das maiores artistas britânicas da última década. Incrivelmente, Melanie co-escreveu 11 singles nº 1 no Reino Unido - Mais do que qualquer outra artista na história da música.
Apaixonante e criativo, o seu novo album, "Beautiful intentions", lançado a 11 de Abril, apresenta-se como um genuíno testemunho do seu talento e determinação, e a realização de um sonho. Lançado através da sua própria editora independente, Red Girl Records, "Beautiful Intentions", gravado durante um período de 9 meses, é feito não só de contagiáveis hinos Rock, mas também de temas mais intímos e profundos. "Através deste disco, pretendi mostrar aquilo que melhor faço. Adoro actuar ao vivo, e antes de entrar em estúdio houve a preocupação de partir em digressão para testar aquilo que melhor funcionava e o que público gostava". É perceptível, sem dúvida, que o disco nutre de um grande sentido de coesão, qualidade que Melanie atribui à colaboração com o produtor Greg Haver, cujos créditos incluem bandas como Manic Street Preachers e Catatonia. "Estava bastante nervosa antes de começarmos" - aponta. "Nunca imaginei que se revelasse um processo tão libertador trabalhar sem a influência de uma outra editora" (Note-se que Melanie terminou a sua relação com a Virgin Records, após as vendas de "Reason", de 2003, não terem correspondido às expectativas).
A "dream team" de Melanie C incluía também os músicos que a haviam acompanhado em digressão durante vários anos. A camaradagem que já existia desenvolveu-se durante o processo de gravação tendo, indubitavelmente, afectado o som do disco: um estilo diferente de produção que, segundo Melanie, consistia em focar a parte emocional de cada tema. As imperfeições eram importantes. Apesar do disco possuir uma forma definida e um sentido de unidade, o seu som é variado.
Do ponto de vista lírico, todas as canções são pessoais, não necessariamente confessionais. "Todas as letras que escrevemos estão abertas a diferentes interpretações, mas penso que para além de tudo isso, são grandes músicas". Melanie co-escreve todo o repertório de "Beautiful intentions", à excepção do arrojado primeiro single "Next Best Superstar", escrito por Adam Argyle. Entre as faixas obrigatórias encontram-se "Beautiful Intentions", "Better Alone": que nos fala sobre a desilusão e como lidar com uma perda, fazendo-se acompanhar de uma brilhante melodia e um encantador arranjo orquestral; A voz de Melanie atinge o seu potencial máximo. O contagiante "Last Night On Earth", o compulsivo "You Will See", ao lado de "Little Piece Of Me", e "Take Your Pleasure" apresentam-se como as faixas mais agressivas do album, verdadeiros "crowd pleasers", onde Greg Haver aposta num som mais pesado. Melanie já foi várias vezes elogiada pela crítica, que julga ser no Rock que esta encontra o seu equilibrium musical. (Recorde-se que o primeiro single, "Goin' Down", que data de 1999, surpreendeu os críticos mais exigentes.)
Músicas como "Good Girl" e "Here & Now", conferem ao disco uma atmosfera mais melancólica e introspectiva, sendo que é na última faixa que "Beautiful Intentions" atinge o seu melhor, naquilo que considero ser uma das suas melhores músicas de sempre: "You'll Get Yours". Tudo é perfeito: a letra, a música, a voz está no seu melhor. Os versos ligam-se na perfeição ao refrão, o instrumental é algo espantoso. "You'll Get Yours" culmina ao minuto dois, onde ao som de um pesado "riff", Melanie, agressivamente, exclama: "For all the lies and your manipulations/ for all the times I never felt good enough/ you pushed me 'round and put me down/ to satisfy your childish ego/
for all the times you made me feel worthless/ the power struggles/ now I couldn't care less/ It's after you, there's nothing you can do/ What goes around comes around". Segue-se um brilhante arranjo orquestral, que se aglutina com o refrão - simplesmente genial.

A sua editora, Red Girl Records e o novo album reflectem na sua essência as paixões e influências de Melanie, que está agora a cargo das suas próprias escolhas artísticas e destino. Uma fusão de Rock e Pop, "Beautiful Intentions" caracteriza-se pela distintiva e expressiva voz de Melanie C.

7 Comentários:

Às domingo, abril 17, 2005 2:04:00 da manhã , Blogger vera disse...

Como te conheço, não era preciso teres-me dito nada para eu saber que este texto estava para chegar a Port Moresby.
Não sou fã da Mel C, sabes disso. No entanto, reconheço-lhe o mérito. Mas mais do que o mérito dela, reconheço neste post o teu próprio mérito. Em primeiro lugar, como já te disse, o título... é sempre excelente! Parabéns. Para além disso, todo o texto está muito bem escrito e agradável de ler. Mesmo para quem não ouça Mel C, é uma crítica muito inteligente e bem construída. Claro que está gigantesca... mas como foste tu, dá-se o devido desconto! ;)

 
Às domingo, abril 17, 2005 11:39:00 da manhã , Blogger Miguel Fino disse...

Já tive a opotunidade de to dizer pessoalmente mas aproveito este texto para reafirma-lo, Isto é uma Merda. LOl, nada disso, tava no gozo, não é assim tão mau. Acho que MEl C canta bem, se escreve então, há-que lhe dar o mérito, ainda mais se juntar-mos a isto a "construção" da sua própria editora respondendo com a sua força de vontade àqueles que não acreditavam no seu valor. É sem dúvida a spice mais talentosa, ou pelo menos a que mais se destacou pela voz e não pelo corpo. Para mim tem um problema, também já te disse, não grita, ou seja, acho que ela podia cantar num estilo mais rock, mais pesado. Sem qualquer tipo de comparação abruta, Mel C com a agressividade de uns Guano Apes, que acham? talvez resultasse. A Vera tem razão, o texto está grande mas até se lê bem.
PS: Velá se comentas o meu blog monte de banha.

 
Às domingo, abril 17, 2005 12:31:00 da tarde , Blogger Hitler disse...

Excelente post, apesar de também eu não gostar da música dela.
Há no entanto uma frase dela que eu acho muito boa, e reflecte a realidade que se vive na música no momento, "A song doesn't have to be good to sell, does it?". Actualmente existe muita música má que vende!

 
Às domingo, abril 30, 2006 11:29:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

adoro a melanie e convido tds os fans dela a visitarem e isncreverem-s no clube de fans "Movimento Melanie C!" Aki fica o site:

www.movimentomelaniec.do.sapo.pt

 
Às quarta-feira, fevereiro 07, 2007 11:59:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Very nice site! »

 
Às segunda-feira, março 05, 2007 12:08:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » »

 
Às quarta-feira, abril 25, 2007 6:59:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... minivan Levitra sexual health Antioxidant skin care Cumberland county moving companies hotel offers Cosmetic surgery tattoo removal tattoo removal rhinoplasty Bad credit loans fort worth tx

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial