sexta-feira, abril 15, 2005

"Das Leben ist ein Baustelle"



Wolfgang Becker é, sem dúvida, mais conhecido pelo seu filme "Good bye Lenin!", de 2003 (um delicioso exemplo de bom cinema). Desde que vi, revi e tornei a rever "Good bye Lenin!" tornei-me uma admiradora confessa de Herr Becker. E hoje vi mais um bom filme do mesmo realizador.

Seis anos antes de "Good bye Lenin!", em 1997, Wolfgang Becker dividiu-se entre os papéis de realizador e co-argumentista do filme "Das Leben ist ein Baustelle" (cujo título em português desconheço mas que em inglês se chama "Life is all you get"). Para além disso, há uma coincidência feliz: ainda há pouco tempo falei aqui do filme "Lola rennt". Pois o outro argumentista de "Das Leben ist ein Baustelle" é precisamente o mesmo de "Lola rennt". Falo de Tom Tykwer. Quem já viu "Lola rennt" sabe o quanto este é um bom motivo para se ver o filme de Becker.
"Das Leben ist ein Baustelle" é difícil de categorizar. É um drama com o qual nos fartamos de rir e uma comédia que quase nos dá vontade de chorar.
Jan, o protagonista, tem aquilo a que podemos chamar, no mínimo, uma vida triste. Tudo lhe corre mal. Perdeu o emprego e o pai e descobre que a ex-namorada tem HIV positivo e que ele pode ter também. A sua vida é um caos, com uma família caótica e totalmente desmembrada. Ainda assim, Jan vai viver para a casa do pai, depois da morte deste, com o seu amigo Buddy. Com o amigo, a grega com quem este tem uma relação e a sua namorada, Vera, Jan tenta ultrapassar os imensos obstáculos que a vida lhe impõe, no seu quotidiano em Berlim.
O filme é protagonizado por Jürgen Vogel (que entrou depois também em "Good bye Lenin!"), Christiane Paul, Ricky Tomlinson e Christina Papamichou.
Este filme é mais uma produção da X Filme Creative Pool (tal como "Lola rennt" e "Good bye Lenin!") e ganhou uma menção-honrosa no Festival de Cinema de Berlim, tendo também sido nomeado para o Urso de Ouro. Ganhou também o German Film Award, entre outros prémios e nomeações.
Vale muito a pena ver este filme, mais uma prenda do cinema alemão, a mostrar ao mundo que a Sétima Arte não se confina ao perímetro hollywoodesco.