sexta-feira, abril 22, 2005

Yann Tiersen novamente em Portugal... Mas isto são só boas notícias!




Não sei qual delas me deixa mais feliz, se a notícia que dei anteriormente, do regresso tão próximo de Jamie Cullum ou se esta de que falo agora: Yann Tiersen mais uma vez em Portugal!

Pena que seja só em Dezembro (começa agora a minha contagem decrescente). É a 20 de Dezembro, às 21h00, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB). Actua também, no dia seguinte, em Vila Nova de Famalicão, na Casa das Artes.
Para o espectáculo de Lisboa (aquele a que vou dê lá por onde der!), os bilhetes têm preços entre os 27.5€ e os 35€.
Depois de já ter esgotado concertos em Portugal, o compositor que ficou entre nós conhecido pelas bandas sonoras dos filmes "Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain" e de Good bye, Lenin!", regressa a Portugal a propósito do seu último álbum, "Les Retrouvailles".
Este ano não perco Yann Tiersen ao vivo por nada! Vai ser, certamente, um grande espectáculo.

Quem é?

Yann Tiersen, compositor francês, nasceu a 23 de Junho de 1970, em Brest. Entre os 6 e os 14 anos, aprendeu violino e piano. Mais tarde estudou no Conservatório em Rennes. Experimentou uma incursão no Rock mas o seu estilo é bem diferente, sendo mais próximo daquilo a que hoje se chama "new age", com alguns elementos de "post-rock".
Yann Tiersen começou por compor trechos musicais para peças de teatro ou curtas-metragens.
O seu primeiro álbum, "La valse des monstres", foi lançado em 1995. Um ano mais tarde é lançado o "Rue des Cascades", cujo single, com o mesmo nome, é usado no filme "La Vie Revée des Anges".
Em 1998, Yann lança o álbum "Le Phare" e o sucesso começa a surgir.
1999 é um ano cheio, com o lançamento de dois álbuns: primeiro, "Tout est Calme", em Maio. Em Novembro, "Black Session". Dois anos depois, surge "L'absente", um álbum bem diferente dos anteriores com a participação, entre muitos outros convidados (alguns já "habitués" nos discos de Yann), a Orquestra Sinfónica de Viena. No mesmo ano, Yann Tiersen compõe a banda sonora de "Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain". A banda sonora do filme de Jeunet foi a consagração de Yann Tiersen como um dos grandes compositores e músicos da actualidade (é o álbum indicado para quem quer começar a conhecer a sua obra).
Depois disso, Yann Tiersen, que afirma não gostar particularmente de compor músicas para filmes (por todas as limitações que isso implica), compõe a banda sonora de "Good bye, Lenin!", de Wolfgang Becker. "Les Retrouvailles", lançado em 2005, é o seu mais recente álbum.

Yann Tiersen ouve-se com uma leveza que, apesar de tudo, não esconde uma grande complexidade de construção musical. É aparentemente simples, embora seja muito complexo. Equilibra todas as suas influências (rock, folk, minimalista, clássica ou avant-garde...) de forma a criar um género completamente novo e seu, tornando-se mais do que mais um compositor, criando uma identidade facilmente decifrável em cada música.

5 Comentários:

Às sábado, abril 23, 2005 2:29:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

o meu coraçao enche-se duma maneira qd ouço este senhor.. n tem explicaçao :) se ele vem, espero poder ir ver. ah pois!

 
Às segunda-feira, abril 25, 2005 11:44:00 da tarde , Blogger Mussolini disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às segunda-feira, abril 25, 2005 11:45:00 da tarde , Blogger Mussolini disse...

Olá! Em primeiro lugar deixa-me dizer-te que fico muito contente por ver uma music review tua, tão bem elaborada: curta, mas directa e incisiva. Em segundo, sabes que pouco conheço de Yann Tirsen, embora tenha noção da sua importância no panorama musical contemporâneo. O pouco que ouvi (a OST de "Amelie") não gostei, mas talvez o seu novo álbum me agrade. Conto contigo para isso.

 
Às segunda-feira, fevereiro 05, 2007 3:57:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Best regards from NY! http://www.relief-right-upper-back-chest-pain.info/Ultracet-what-is-in-it.html School grants for cooking http://www.tennis-apparel-6.info/bextra-and-gastrointestinal-bleeding.html best coffee maker Products of mist mist maker humidifier cheap laptops

 
Às quinta-feira, abril 26, 2007 4:42:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP » »

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial