quinta-feira, abril 21, 2005

"O que fiz eu de errado para receber este prémio?"





Foi o que disse António Lobo Antunes (o meu escritor do coração, como todos devem saber) quando subiu ao palco para receber o Prémio de Mérito e Excelência nas Artes, na edição deste ano dos Globos de Ouro.

Como a minha devoção pelo ALA não é maníaca ao ponto de levar com os Globos de Ouro só para vê-lo (mas é maníaca a outros pontos também estranhos...), só hoje fiquei a saber das sempre sábias palavras do Mestre, ao receber o prémio. «Sempre que me dão um prémio, uma distinção, um galardão, o meu primeiro pensamento é o que é que eu terei feito de mal, em que é que eu terei errado».
António Lobo Antunes, o melhor escritor português contemporâneo e um dos melhores do Mundo (e que disto não restem dúvidas) não quer prémios. Muito menos precisa deles.
Deve ter tido piada vê-lo dizer isto (e queria ver a cara do Balsemão). Afinal não é só pela escrita que o admiro...é também por esta imensa capacidade de dizer sempre o que lhe apetece, sem constrangimentos sociais de qualquer espécie. Invejo-o, porque muitas vezes não consigo ser assim.

8 Comentários:

Às quinta-feira, abril 21, 2005 7:23:00 da tarde , Blogger Hitler disse...

Até achei estranho ele ir aos Globos de Ouro da sic, nesse caso até eu dizia o que fiz eu para mercer tamanha desgraça!lol
Mas claro que quanto ao talento e capacidade do Senhor não há como discordar, já merecia era o Nobel. Bom post, pequeno mas bom, ALA maniac!!

 
Às sexta-feira, abril 22, 2005 9:08:00 da tarde , Blogger Miguel Fino disse...

A ideia de arte pela arte. Um artista é tanto mais artista quanto a sua negação aos prémios. Fora do contexto, tenho um amigo que me diz que este senhor DR. apalpa as suas pacientes,lol...palavras de que já trabalho com ele.

 
Às sábado, abril 23, 2005 6:01:00 da tarde , Blogger Unknown disse...

ele não aceita prémios porque rejeitar um prémio é um valor bastante apreciado pelo meio literário. Mais valorizado do que receber os prémios.

 
Às domingo, abril 24, 2005 2:34:00 da manhã , Blogger vera disse...

Atenção, amigos: ele aceitou o prémio!

 
Às segunda-feira, abril 25, 2005 11:10:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

é verdade que ele aceitou este prémio, mas já rejeitou outros no passado. E mesmo aceitando este, «zombou« dele.

João

 
Às quarta-feira, abril 27, 2005 10:21:00 da manhã , Blogger Hitler disse...

Só uma pequena informação: O Lobo Antunes nunca rejeitou um prémio! Nem mesmo os de valor mais pequeno. Pode "zombar" deles como disseste mas aceita todos!

 
Às sexta-feira, fevereiro 16, 2007 9:35:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read cleaning gas cooktop cooking grill health problems of backpacks

 
Às sexta-feira, março 02, 2007 5:06:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Best regards from NY! » » »

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial