segunda-feira, outubro 11, 2004

The Great Gatsby, F. Scott Fitzgerald

The Great Gatsby, F. Scott Fitzgerald Posted by Hello


Este é um livro que dispensa qualquer tipo de apresentação ou recomendação. Ainda assim, decidi mencioná-lo aqui no blog, como um dos livros vencedores do prémio para a categoria «livro que li este ano mas que já devia ter lido há mais tempo». É, sem dúvida, uma grande obra.
The Great Gastby é a obra maior do escritor F. Scott Fitzgerald, escritor que se insere no círculo da 'Lost Generation' (no qual se inserem também Hemingway, Dos Passos e Faulkner).
Em termos de obras ficcionais, considero que The Great Gatsby é a obra que melhor retrata o ambiente dos 'loucos anos 20' americanos, abordando de forma profunda e consistente o mito do self-made man e do american dream. É um olhar devastador para a 'Jazz Era', revelando a decadência por detrás de todo o seu aparente esplendor.
A história, centrada na personagem de Jay Gatsby mas retratando a vida da sociedade americana nos anos 20, é excelente e a narrativa de Fitzgerald é fenomenal. A sua forma de escrever está repleta de pormenores de classe, que muitas vezes escapam a leitores menos atentos. A leitura deste livro é um desafio. Um desafio que lanço a todos aqueles que partilhem comigo o gosto pela leitura.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial