segunda-feira, outubro 04, 2004

'Le baiser de l'Hotel de Ville' - Robert Doisneau Posted by Hello


Robert Doisneau foi um dos mais importantes fotógrafos de todos os tempos, contando também com um influentíssimo trabalho como repórter fotográfico. Esta é talvez umas das suas fotos mais polémicas. Na sua arte de captar um momento fugaz, o instante preciso, Doisneau provou ser capaz, não apenas de manipular a objectiva com mestria, mas também de manipular o olhar alheio.
Ao olharmos esta fotografia, pensarmos estar a presenciar o momento único da despedida de dois apaixonados (e muito podemos divagar sobre este romance e sobre o que os seus olhares deixam transparecer). Mas... estaremos mesmo a contemplar o Amor, através da objectiva de Doisneau ou estamos a contemplar a sua arte no engano, ao deixar-nos acreditar que retrata o Amor?

Muitos anos após esta fotografia ter sido tirada, os modelos que para ela pousaram revelaram que esta tinha sido uma pose programada e não a captação de um instante fugaz. Assim, todo o reconhecimento que Doisneau conseguiu através desta simples fotografia, todos os prémios que recebeu foram atribuídos sem o verdadeiro conhecimento do tipo de arte que tínhamos perante nós: a arte do engano, da manipulação. Uma arte cada vez mais fácil de conceber...