segunda-feira, março 21, 2005

It's a Green Day!



Os Green Day começaram cedo na cena Punk da Califórnia, quando aos 14 anos Billie Armstrong (voz, guitarra) e Mike Dirmt (baixo) conheceram o baterista Al Sobrante, em 1989. Nesse mesmo ano a banda lança, via uma editora independente, o seu primeiro EP, "1,000 Hours", bastante bem recebido na comunidade Punk. Avizinhava-se pois, o devido contrato discográfico com a Lookout! Records, da Califórnia, que lança o seu primeiro album "39/Smooth". Pouco depois do lançamento, Sobrante é substítuido por um novo baterista que iria tornar-se um membro permanente dos Green Day: Tre Cool.
Um pouco por toda a década de 90, como pudemos observar, os Green Day tornaram-se numa banda de culto, seguida por milhões, facto que veio a solidificar-se com o lançamento do 2º album em 1992: "Kerplunk". O seu sucesso atraíu a atenção de várias editoras de renome, tendo vindo mais tarde a ser assinado contrato pela Reprise, que lançou "Dookie" - o primeiro album dos Green Day com uma editora consagrada. Muito devido ao apoio incondiconal da MTV, o primeiro single "Longview" obteve um enorme êxito, seguindo-se por "Basket Case". Este último manteve-se no topo das tabelas Rock da Billboard americana durante semanas, fazendo o disco um inevitável sucesso. Quando o quarto single foi lançado ,"When i Come Around", Dookie havia já vendido cerca de cinco milhões de cópias nos EUA e onze internacionalmente. Em 1994, o album ganhou um Grammy para Best Alternative Music Performance.
Outono de 1995. Os Green Day voltam com "Insomniac", vendendo cerca de dois milhões de cópias, embora os respectivos singles não fossem tão populares quanto os de "Dookie". Após terem cancelado uma digressão europeia de uma forma bastante brusca em '96, a banda passou esse ano em repouso, enquanto compunha nova música. Música que iria resultar no mais aclamado disco da sua carrerira: "Nimrod" - aquele que mais bem recebido foi, quer pela crítica, quer pelos fãs. Apesar de ter sido o album que menos vendeu, foi o que mais crédito conferiu a Billie Joe e seus colegas, muito graças aos singles "Hitchin' A Ride", e "Time Of Your Life" (talvez a mais famosa do seu repertório). Dois anos após um longo silêncio, a banda entra em estúdio para gravar "Warning", despedindo o produtor Scott Litt com que haviam trabalhado desde "Kerplunk". Foi lançado no final de 2000 e é de longe considerado o mais ambicioso de sempre, contando com grandes músicas como "Minority" e "Warning".
Alguns anos e depois de um Best Of ("International SuperHits") e um outro disco ("Shenanigans"), chega o ano de 2004 que consigo tráz "Green Day presents American Idiot". Com uma índole algo política (algo a que ja nos habituámos!), este mais recente LP foi lançado aquando das eleições presidenciais americanas, muito ao jeito de artistas polémicos como Michael Moore. Com um novo fôlego e um som mais puro e vanguardista, mas mantendo sempre o elemento Punk que lhes é característico, surgem "American Idiot", "Holiday" e "Boulevard Of Broken Dreams"
Esta última é a vencedora da votação levada a cabo pelo Port Moresby e vão poder ouvi-la e ve-la aqui, nos próximos três dias. É para mim uma das melhores músicas Rock dos últimos anos, e espero que, tal como para mim, seja do agrado de todos aqueles que visitam o PM!

8 Comentários:

Às terça-feira, março 22, 2005 12:21:00 da manhã , Blogger Miguel Fino disse...

Eu ouvi estes senhores desde a sua nascença e digo-te uma coisa, o BASKET CASE é um som de rebentar paredes. Não é das melhores bandas do mundo, nem perto disso, mas os rapazes ajeitam-se e dentro do seu estilo são do melhor. Preferia RED DAY mas pronto, deixem lá. Belo post seu Pedro.

 
Às terça-feira, março 22, 2005 12:29:00 da manhã , Blogger Mussolini disse...

Eu acho que são mesmo do melhor que há! Nem que seja pela longevidade da sua carreira! Thanks.

 
Às terça-feira, março 22, 2005 12:39:00 da manhã , Blogger vera disse...

Os Green Day são, na minha opinião, uma boa banda a quem, durante muito tempo, não prestei a devida atenção, limitando-me a conhecer os singles que lançavam (e ouvindo Basket Case até à exaustão).
Quanto ao teu post, continuas a mostrar-nos a tua habilidade para as críticas musicais e a surpreender-nos (ou então já nem nos surpreendes) com textos que, além de bem escritos, estão cheios de coisas interessantes.
Parabéns por mais este e até daqui a três dias (espero que para comentar um post de Pearl Jam, mas quem sabe? A votação ainda agora começou!)

 
Às terça-feira, março 22, 2005 12:42:00 da manhã , Blogger Mussolini disse...

Obrigada! Mas diga-se de passagem que recuso a alimentar o ego à Guida e falar bem de Bon Jovi! Prefiro que ganhem os Pearl Jam que pouco sei. Quanto a Joss Stone, vou estar a trair o meu amigo Miguel se não a publicar na Lápide! Mas logo se vê.

 
Às terça-feira, março 22, 2005 12:44:00 da manhã , Blogger vera disse...

LOL.. então é bom mesmo que ganhem os Pearl Jam, uma banda que merece um super lugar de destaque em Port Moresby e que tem uma carreira que dava para uns mil posts! E é sempre uma excelente oportunidade para descobrires um pouco mais sobre esta incrível banda!

 
Às terça-feira, março 22, 2005 11:28:00 da manhã , Blogger Hitler disse...

Não há muito mais a dizer, os Green Day são realmente excelentes e desde que me lembro têm clips muito bons.essa música é uma das melhores como tu disseste.
Quanto a Bon Jovi é melhor ires-te habituando, pois não vai haver paciência para Joss Stone!! lol

 
Às quinta-feira, fevereiro 22, 2007 12:52:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » »

 
Às terça-feira, março 06, 2007 9:03:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read » »

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial