domingo, março 20, 2005

Apple: os criadores dos computadores modernos

A Apple Computer surgiu em 1976 pelas mãos de Steve Jobs e Steve Wozniak. No dia 1 de Abril de 1976 iniciava-se uma nova era, lançaram Apple I o primeiro computador com "single circuit board", equipado com um interface de video, 8 k de RAM e um teclado. Computador esse vendido por 666,66 dólares (?). Em 6 anos tornaram-se na mais nova empresa a fazer parte das 500 maiores da Forbes. A partir daí foi só crescer conseguindo sempre estar um passo à frente das suas mais directas concorrentes em termos tecnológicos. Foi deles o primeiro PC com adaptaçao para TV. Foram eles que criaram as redes Wi-Fi; a ligação Firewire; a Click Wheel (como parte do ipod); os computadores portáteis (incluindo o primeiro com écran de 17 polegadas); foi com eles que a ligação USB se universalizou; criaram também os "scrolls" dos ratos dos portáteis.
A empresa tentou sempre estar na vanguarda da tecnologia, mas a nivel de sistema operativo foi esmagadoramente ultrapassado pela Microsoft. Devido aos seus preços sempre elevados e por não utilizarem Windows como SO, a marca começou a tornar-se muito elitista. Em 1984, lançaram o seu primeiro computador da linha Macintosh, tornando-se mais acessível e mais procurado. Um aspecto interessante é o facto do Microsoft Office ter sido desenhado inicialmente para a Apple e para os seus computadores, apesar de não ter sido usado primeiro nestes.
Com Steve Jobs a liderar a Apple Computer tornou-se numa das maiores empresas do seu ramo, actualmente com milhões de lucros (principalmente devido à revolução musical introduzida com o iPod e iTunes). Com os seus novos computadores, cada vez mais acessíveis, e com o novo MAC OSX (o sistema operativo mais avançado) a Apple tem vindo a ganhar fãs e terreno. Com a facilidade de utilização (Plug and Play) a Apple tornou-se na marca mais utilizada principalmente em Design (publicidade, principalmente), assim como nos filmes de animação (Pixar). Até Linus Torvalds, criador do Linux, divulgou que usa um dual 2Ghz Powermac G5.
A Apple é uma empresa extraordinariamente inovadora, é lamentável que seja tão pouco conhecida e utilizada.

10 Comentários:

Às domingo, março 20, 2005 1:33:00 da manhã , Blogger vera disse...

ai, ai...já cá faltava!
Sinceramente, já esperava um post deste.
Confesso q de tanto conviver contigo e com o Pedro já não tenho paciência para ouvir falar na Apple! Que fixação!
Mas gostei do teu post. Enquanto texto de opinião está bem escrito e combina opinião com dados factuais.

 
Às domingo, março 20, 2005 2:41:00 da manhã , Blogger Miguel Fino disse...

:) nem mais, depois de cinema a apple. OK.

 
Às domingo, março 20, 2005 1:19:00 da tarde , Blogger Mussolini disse...

Concordo quando dizes que a Apple é inovadora, embora ainda um pouco elitista. A Microsoft pode ter ainda os 90% do mercado de, mas somos nós que temos o melhor sistema operativo, somos nós que temos o melhor software (excepto o da Microsoft, claro) e somos nós que temos os melhores (e mais bonitos) compuutadores. O grande problema é o preconceito que há de que "nada é compatível com Mac" - embora este já tenha tendência para desparecer, com a chegada do "low priced" mac mini, que permitiu o alrgamento da oferta às classes mais baixas e, consequentemente, demonstrar a quase total compatibilidade da plataforma Mac. A questão é, para que usar 50 programas em Windows e ter inúmeros problemas, quando os 5 que mais usamos fluem na perfeição num Mac?
Bom comentário, thanks for reminding us of Cuppertino!

 
Às domingo, março 20, 2005 1:39:00 da tarde , Blogger vera disse...

Oh god... you guys are seriously ill!!
Sejam saudáveis! Recuso-me a fazer um post sobre a Microsoft. São diferentes. Não é preciso estares constantemente a gritar a superioridade do Mac (que até pode ser discutível) até porque ninguém te paga para isso, Pedro!
Mantém-te sereno!
lolol

 
Às domingo, março 20, 2005 1:55:00 da tarde , Blogger Hitler disse...

Eu fiz um post sobre a história da empresa, pois considero-a como umas das mais importantes na sua área. Fiz questão de exemplificar as diversas ferramentas que temos actualmente à nossa disposição, as quais podemos agradecer à Apple! Assim como podemos agradecer outras coisas a outras empresas de nome no segmento informático (como a Microsoft, a IBM, a Intel, a Dell, etc), mas faço sobre a Apple pois gosto e gostaria que as pessoas conheceçem um pouco mais sobre ela!
Não precisas de dizer que estamos doentes!

 
Às domingo, março 20, 2005 2:01:00 da tarde , Blogger vera disse...

Claro..quando vos interessa, é bom levar tudo à letra! Se calhar vou começar a fazer o mesmo. Doentes, em termos médicos não me parece. Com uma fixação, definitivamente. Tu nem tanto, Guida. O Pedro sim e tu sabes disso que tu própria também já o disseste.
Bolas.. é incrível como vocês se picam por tudo! Se fosse do meu feitio, começava a ficar calada. Como não é, digo aquilo que me apetece.

 
Às domingo, março 20, 2005 5:32:00 da tarde , Blogger Miguel Fino disse...

Para além de inovador temos um blog a revelar personalidades,lol, apatece-me "gargalhar". A propósito, oh João demonstra lá a este senhores uma coisa a que chamam Linux,lolololololol. Ninguém diz que é mau porque é bom, mas daí a ser uma das sete maravilhas do mundo, vais um grande passo.

 
Às sábado, dezembro 30, 2006 2:15:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it
» »

 
Às segunda-feira, fevereiro 05, 2007 3:02:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... Allergy headache relief Authorized sony laptop repair seattle

 
Às sexta-feira, janeiro 09, 2009 2:06:00 da tarde , Blogger níriosuperfixe disse...

fixeeeeeeee.ta bala

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial