sexta-feira, setembro 24, 2004

A importância dos Amigos

Foi um Amigo que, num momento em que a amiga inspiração não me ligava, me disse que escrevesse sobre a importância dos Amigos. Aceitei de imediato a sua sugestão mas só depois me apercebi da complexidade de abordar um tema como este, sem cair no ridículo de usar lugares-comuns ou frases rebuscadas.
Não pensem que vou falar de pessoas com quem convivo diária ou quase diariamente mas sim de pessoas que, mesmo que eu só veja uma vez por mês (o que é uma tristeza mas pode acontecer) são aquelas pessoas com quem sentimos que passamos os dias inteiros. Felizmente, tenho o privilégio de ter pessoas assim na minha vida... pessoas com quem falo como se estivesse só a pensar alto, que não me censuram quando cometo erros, que não me gozam quando digo disparates. Pessoas que não hesitam em oferecer-me ajuda quando preciso, mesmo que ajudar-me vá dificultar a vida delas. Pessoas que dão e recebem sem se sentirem forçados a agradecer ou desculpar-se. Pessoas que entram na nossa vida sem darmos conta, que se acomodam nela sem o mínimo risco de se tornarem incómodos e que nela permanecem sem terem que se esforçar para que isso aconteça. Pessoas que são minhas amigas porque sim e não porque numa ocasião ou outra lhes era conveniente que o fossem.
A Amizade é provavelmente um dos sentimentos mais debatidos e mencionados de todos os tempos. No entanto, defini-lo apresenta-se uma tarefa das mais complicadas. Mas também... geralmente, nem é necessário defini-la; basta senti-la. E quem não a sente não é mais do que uma pessoa pobre de espírito que vagueia no Mundo sem ser capaz de deixar qualquer rasto atrás de si. Fazer um Amigo na vida é o suficiente para que essa vida não tenha sido em vão. Há uma marca nossa que fica na memória de outro ser humano e que, não se perpetuando, pois ele não é eterno, atinge na efemeridade a sua plenitude.
Às vezes acusam-me de fazer uma distinção excessiva entre Amigos, conhecidos e colegas. A verdade é que não o faço por considerar uns melhores pessoas que outros mas sim porque não consigo fazer as coisas de outra forma. Essa distinção que faço, e que leva a que o pódio dos Amigos seja reservado a muito poucos, é apenas a expressão verbal do lugar que cada um ocupa no meu coração.
Se a prática da amizade não me falha, esses meus Amigos sabem que o são e o lugar que cada um deles tem no meu coração. Às vezes quase quebro uma das regras da amizade e tenho vontade de pedir desculpa por não estar mais tempo com eles ou de não lhes dar mais atenção. Contenho-me porque sei que abriria um precedente para que gozassem comigo e me acusassem de não cumprir a tal regra: um Amigo, com a maiúscula mais do que propositada, nunca precisa de pedir desculpa.
Amigos, os telemóveis e a internet são uma excelente invenção (até porque, de outro modo, teria que escrever isto e enviar por correio a todos) mas é por vossa causa que muitas vezes desejo que nunca tivessem sido inventados. Sim, é verdade, ficamos mais facilmente em contacto. Mas, bolas!, eu quero é estar convosco ao vivo, olhar-vos nos olhos para não ter que fazer smileys no msn ou usar das palavras em demasia! Eu quero é estar convosco porque vocês são a melhor companhia do mundo e (como não podia deixar de ser, não vou terminar este texto sem dizer um lugar-comum) são a família que eu escolhi. E esses laços são tão importantes como os de sangue.

2 Comentários:

Às sexta-feira, setembro 24, 2004 9:44:00 da tarde , Blogger Miguel Fino disse...

Cá está uma mensagem com muitos destinatários, há quem não queira rever-se nas tuas palavras mas eu próprio conheço alguns desses "amigos de café". Como dizes e bem a amizade é muito complicado de definir mas também como dizes o importante é saber que ela existe entre aqueles que gostamos. Tu sabes, eu sei! Não somos amigos de um grupo forjado que nunca existiu, não somos potenciais colegas que se tornaram amigos, somo-lo e ponto final. A importância do porquê não se põe e mesmo que se ponha a resposta é simples, somos amigos porque sei que te posso dizer "não quero sair" ou "adorava ver um texto teu". O resultado é o mesmo pois sabes que continuo a gostar de ti e isso é aquilo que importa... Isto não só acaba com qualquer hipocrisia como marca um sentimento em que se deve basear a amizade,a humildade e o respeito mútuo. Por tudo isto somos Amigos, obrigado por isso!

 
Às terça-feira, fevereiro 06, 2007 2:05:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

best regards, nice info eczema on nose Adult dana scully stories play free bingo online for cash prizes Hyperthermia treatment for acne asian ass Bulk voyeur Jeff gordon youth jackets Nautica thorn interracial xerox printer cartridges personales interracial divorce in california bulimia prozac sexual dysfunction viagra Make penis bigger free Host multiple domains exchange zj jeep bulletins

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial