quinta-feira, março 17, 2005

Memórias das Minhas Putas Tristes, Gabriel Garcia Márquez



É lançada amanhã, dia 18 de Março, a tradução portuguesa do mais recente livro de Garcia Márquez, Memorias de Mis Putas Tristes.


O livro

Este livro conta a história de um velho jornalista de noventa anos que deseja festejar a sua vida de prostitutas, livros e crónicas com uma noite de amor com uma virgem.
Esse velho solitário e sonhador nunca se deitou com uma mulher sem lhe pagar e nunca imaginou que assim mesmo encontraria o verdadeiro amor. Rosa Cabarcas, dona de um prostíbulo, apresenta-lhe a adolescente que o fará perceber que para o amor não há tempo nem idade e que os velhos podem amar (e morrer de amor e não de velhice).
Este romance é inspirado num outro: A Casa das Belas Adormecidas, do Nobel japonês Yasunari Kawabata (mais um dos inúmeros Nobeis que, por não serem ocidentais ou de línguas como o francês, o inglês ou o espanhol, não são dados a conhecer com a grandiosidade com que outros Nobeis nos são apresentados).

O lançamento

Para o lançamento deste livro, a D. Quixote, numa iniciativa inédita, promete um marketing feroz, traduzido no evento a que deu o nome "Uma noite com Gabo" (Gabo é o nome pelo qual o escritor é tratado pelos amigos).
Este evento envolve mais de 20 pontos do Bairro Alto e decorre entre as 17 horas e as 02 horas da manhã.
Um "Gabo em tamanha real" estará sentado numa mesa de cada um dos estabelecimentos aderentes, com um "fotógrafo-animador" a incitivar às fotos.
Entre os estabelecimentos que aderiram ao evento estão "Outra Face da Lua", "Páginas Tantas", "O Forcado", "Galeria Zé dos Bois", "Web Café" e "Calcutá".

Os números

O lançamento do livro é tão importante que a D. Quixote resolveu fazer a primeira edição acima dos 60 000 exemplares. Um número de excelência no contexto editorial português, façanha a que poucos conseguem estar à altura.
Mas "Gabo", que não publicava há 10 anos e que em Espanha, com este último romance, já vendeu mais de meio milhão de exemplares, não vai desiludir.

6 Comentários:

Às sexta-feira, março 18, 2005 9:23:00 da tarde , Blogger Miguel Fino disse...

Ja leste alguma coisa do senhor? Pois, eu não. Acho que por um estigma em relação aos autores "latinos", mea culpa. Não sei mas vou esperar pelo desenrolar da crítica, não aquela de jornal, mas a da academia. :)

 
Às sexta-feira, março 18, 2005 9:28:00 da tarde , Blogger vera disse...

Sim, já li. Li "Cem anos de solidão" e "crónica de uma morte anunciada". São livros belíssimos.
Porquê esse estigma em relação aos autores latinos? A minha opinião em relação a eles não podia ser mais favorável! Acho que os autores latinos fazem parte da minha lista dos melhores autores mundiais.
Para além disso, não sei até que ponto é preferível confiares na crítica académica...
Lê e tira as tuas próprias conclusões. Se quiseres, sugiro, para começares, a "crónica de uma morte anunciada". É um livro curto e um bom exemplo da escrita do autor.

 
Às sexta-feira, março 18, 2005 9:46:00 da tarde , Blogger Hitler disse...

Bem, eu não retiro qualidade ao senhor Gabo, mas sinceramente não gosto nada da escrita dele, é tão triste, tão melancólica (o que se vê pelos títulos) e acho que tem uma narrativa muito cansativa, mas é a tal coisa, não lhe retiro a qualidade, que a tem, assim como José Saramago e eu continuo sem gostar! Prefiro autores como Ian McEwan e Paul Auster. Quando sair em Portugal a tradução de Saturday vou colocar aqui em Port uma pequena nota! Boas Leituras!

 
Às sexta-feira, março 18, 2005 9:54:00 da tarde , Blogger vera disse...

ai, ai, ai...ana margarida!! Não é nada uma escrita triste!
Em duas coisas aí concordamos: Não ao senhor Saramago (mas não mesmo!) e um grande sim ao senhor Paul Auster.
Quanto ao senhor McEwan, tu és a fan, eu não fiquei assim tão convencida. Mas fico a aguardar a tua opinião do "Saturday".

 
Às sexta-feira, fevereiro 16, 2007 5:11:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. Birkenstock scarlet black patent restored porsche speedsters Hentai tenacle Land rover axles au online nursing degree without and license Wellbutrin cod Online patanol buy Hearty cholesterol Wbest craps online casino odds Unh hockey jerseys 2007 dodge durango dallas auto show soapy blonde Tenuate safety

 
Às segunda-feira, maio 19, 2008 2:55:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Adoro os livros do GABO comem-se como mel...
É leitura tão simples e singela que me cativa da primeira linha à ultima...
O meu preferido tera de ser Memorias de Minhas Putas Tristes...
Porque é a versão da Bela Adormecida mais bela de todas..

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial