segunda-feira, junho 20, 2005

Paris, je t'aime - uma colecção de génios



Paris, je t'aime tem 20 realizadores. Não é um conjunto de curtas-metragens mas um filme uno e completo, resultado do trabalho de vinte artistas, dos quais se destacam nomes como os dos irmãos Coen, Jean-Luc Godard, Agnès Jaoui, Alexander Payne, Walter Salles ou Gus Van Sant.
O filme vai ser rodado este Verão, em Paris (claro) e conta com um elenco também ele de luxo: Willem Dafoe, Orlando Bloom, Natalie Portman e Gael García Bernal, entre outros.
Cada realizador filmará um "arrondissement" parisiense, resultando o trabalho numa longa-metragem de 210 minutos. Cada realizador dispõe de 5 minutos de total liberdade criativa e todas as histórias criadas por cada um dos artistas resultarão num filme que exprime a pluralidade criativa de cada um deles, numa homenagem à sempre inspiradora cidade do amor.
Os "arrondissements", que não surgiram pela ordem de 1 a 20, são dividos por sequências de transição que, ao mesmo tempo que os separam, ajudam a consolidar a unidade do filme. Uma introdução e um epílogo serão também dois elementos geradores de unidade, bem como uma personagem comum a todos os "arrondissements", que surgirá quer neles quer nas sequências que os intervalam.
A ligação Paris / Amor, que é um tema recorrente um pouco por toda a criação artística, promete aqui ser o mote para um modo diferente de fazer cinema, não renegando os aspectos comuns (desde logo, pela temática) mas deixando sempre entrever a genialidade de quem transforma elementos banais em criações de valor.
A estreia deste romance, uma original experiência cinematográfica, está prevista para a Primavera de 2006.