sábado, maio 07, 2005

The Gift



A formação dos The Gift data de 1994, como o projecto paralelo dos Dead Souls, antiga banda de Nuno Gonçalves e Miguel Ribeiro. A evolução de um projecto para o outro aconteceu de um modo natural, já que estes achavam que a sonoridade dos Dead Souls se encontrava restringida aos instrumentos que utilizavam (guitarra, bateria e baixo). A ambição de conquistar novos horizontes musicais crescia, assim como a importância do projecto na vida de ambos os jovens.
A formação da banda passa de dois para quatro elementos, mediante a entrada de Ricardo Braga e da vocalista, Janita, que mais tarde viria a ser substituída por Sónia Tavares - algo que não foi visto com bons olhos por Nuno, que não havia idealizado uma rapariga como vocalista. Apesar da notável timidez que demonstrou, foi Sónia que compôs o primeiro tema do grupo: "Lenor" - o primeiro grande passo dos The Gift. A partir daí, a sonoridade do grupo começa a tomar forma, e em Setembro de '94 inscrevem-se num concurso de música em Alcobaça. É nesta altura que John Gonçalves, irmão de Nuno se junta à banda. Passadas várias eliminatórias, alcançavam o 2º lugar, para grande surpresa de muitos, dada a curta existência da banda.
Ao encarar esta vitória como um estímulo, dão-se os primeiros concertos em Alcobaça, Lisboa e Porto, em 1995. Surge a ideia de gravar uma primeira maqueta do grupo, e até Maio de '97 estes empenharam-se na produção do seu primeiro disco: "Digital Atmosphere". Composto por seis temas e uma parte multimédia com entrevistas e vídeos da banda, gravado em casa e sem edição comercial, era um disco que visava captar a atenção quer das editoras, quer dos media. Esse objectivo não seria atingido da forma desejada, embora o reconhecimento por parte dos media fosse quase imediato. Ainda nesse ano, os The Gift entram em digressão, tocando em cerca de trinta auditórios, e editando no seu final um vídeo com os concertos de Lisboa e Alcobaça.
Logo após a Digital Atmosphere Tour a banda vê-se reduzida a quatro elementos, com a saída de Ricardo Braga. Permanecendo com a formação que continuaria até hoje, estabelecem um objectivo: editar um novo disco como banda independente, suportando todas as despesas e sem o apoio de qualquer editora discográfica.

Foto: www.thegift.pt

4 Comentários:

Às sábado, maio 07, 2005 5:56:00 da tarde , Blogger vera disse...

"Ok do you want something simple..." é o que me lembro sempre que oiço falar nos "The Gift". Lembro-me que essa música estava sempre a tocar na altura em que saiu. Eu até comprei o álbum.
Agora confesso que já não presto muita atenção ao percurso deles mas são, de facto, uma banda portuguesa bem firmada no mercado, quase como eram os extintos "silence 4" (também não sei porque os relaciono sempre...)

 
Às sábado, maio 07, 2005 6:04:00 da tarde , Blogger Mussolini disse...

Recomendo vivamente o novo "AM-FM", é um óptimo CD. Em particular, o último single "11,33".

 
Às segunda-feira, maio 09, 2005 12:15:00 da manhã , Blogger Miguel Fino disse...

A recomendação é assinada em baixo pela minha pessoa. O álbum é muito bom e a banda é portuguesa...Parabén Pedro, vejo que também andas atento ao que se faz por cá...

 
Às segunda-feira, julho 10, 2006 12:23:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Adoro os The Gift! São a minha banda favorita!
Do Am/Fm adoro a Music e a Cube!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial