sexta-feira, maio 06, 2005

BookCrossing vencedor dos Webby Awards

Os Webby Awards anunciaram a atribuição do prémio "The People's Voice Award" ao site do BookCrossing, nas categorias de "Best Community" e "Best Social/Networking websites".
A votação para esta nona edição dos prémios contou com mais de 200 000 votos.
O vencedor vai estar presente na cerimónia dos Webby Awards, em New York, no dia 6 de Junho, apresentada por Rob Corddry, comediante do The Daily Show with Jon Stewart.
A revista Time qualifica estes prémios como os "online Oscars", sendo possível perceber o prestígio que confere este tipo de prémio.
O BookCrossing é, sem dúvida, um dos sites mais interessantes de toda a WWW. Com mais de 350 000 membros (myself included...) e quase 2 milhões de livros registados, a função principal do BookCrossing é espalhar a literatura pelo mundo, fazendo com que um livro possa ser lido por um vasto número de pessoas em diversos países.
O site foi criado por Ron Hornbaker, em 2001. Ron teve a ajuda da sua esposa e foi inspirado por sites como o PhotoTag, que localiza máquinas fotográficas (as máquinas são deixadas, com etiquetas, nalgum lugar e depois a função dos phototaggers é tirar apenas uma foto com ela e deixá-la num outro sítio) ou sites como o WheresGeorge, que localiza notas americanas através do número de série.
O BookCrossing regista actualmente cerca de 300 novos membros por dia e até já teve direito à entrada do seu nome no Concise Oxford English Dictionnary.
O registo no site é muito simples. Depois de registado, começa a tarefa do BookCrosser: espalhar livros e indicar no site onde os deixou (para que outros bookcrossers saibam onde recolhê-los) e procurar no site onde foram deixados livros, para o caso de terem interesse em ir buscar algum. Para além disso, há encontros de BookCrossers e muitas outras actividades interessantes.
Sem dúvida, um site que merece ver o seu mérito reconhecido.
- Visitar o site do BookCrossing aqui
- Saber mais sobre os Webby Awards aqui