quinta-feira, março 31, 2005

It's not a bad time to be Pearl Jam.



Se há bandas que marcaram a história da música e que podemos afirmar que lhe deram um enorme contributo, o nome Pearl Jam é sem sombra de dúvida um deles. É verdade, não sou fã. Perdoe-me Eddie Vedder - vocalista, letrista e guitarrista da banda, nascido a 23 de Dezembro de 1964 em Evanston, Illinois. E quem disse que não podemos admirar uma banda, o seu talento e a sua garra, sem admirar a sua música, mas reconhecedo as multidões que consigo arrasta e as barreiras culturais que pode quebrar?
Os Pearl Jam nasceram em Seattle, ao lado de bandas como os Nirvana e os Soundgarden, todos eles fundadores do estilo "Grunge", visando a passagem da música alternativa para a frente da cultura americana. Em 1991 editam o seu primeiro album: "Ten" - que aglutinou todo um genial trabalho lírico (embora bastante obscuro) com o Rock dos anos '70. É nesta altura que a banda se afirma como sendo anti-fama, declarando um low profile, recusando a realização de qualquer videoclip promocional. Consequentemente, dão voz a uma nova e descontente geração, conhecida como Generation X, ao qual Vedder retorquiu: "They call you guys Generation X... that's bullshit. They should call you Generation Why... or maybe Generation ZZZ 'cause you're falling asleeep."
Após milhões de discos vendidos, em 1993 a banda regressa com "Vs", que deu a conhecer ao público o novo baterista Dave Abbruzesse. Apesar de na época as vendas se traduzissem maioritariamente em airplay, quer na rádio, quer na TV, "Vs" mostrou-se capaz de ultrapassar o factor publicidade, chegando à multiplatina, como havia acontecido com "Ten". Um ano depois, entram em digressão para promover "Vs", embora se tenham visto forçados a cancelar a mesma, após uma acessa discussão com a agência de bilhetes que organizou a Tour, que iria levar anos a ser resolvida. Posteriormente são obrigados a entrar em estúdio novamente, de onde surge "Vitalogy", inicialmente apenas editado em Vinyl, e que rapidamente sobiu os Tops em todo o mundo, reconquistando a múltipla platina.
Após um ano de sucesso e uma colaboração com Neil Young em '95 com "Mirror Ball", foi apenas no Verão de 1996 que regressaram ao estúdio para conceberem "No Code", seguindo-se em '98 "Yeld". Através deste album organizaram mais uma Tour mundial, que contou com a edição de um album ao vivo: "Live On Two Legs". Maio de 2000 assiste à chegada de "Binaural", que foi acompanhado por mais um tour europeia. Após um longa temporada em estúdio, a 12 de Novembro sai o último album "Riot Act". Apesar de ter passado um pouco despercebido junto dos fãs, entrou para a maioria dos Tops. A respectiva tour não abrangeu Portugal. embora já tenhamos sido presenteados com um "Live in Lisbon, Estádio do Restelo" em Setembro de 2000.

Apesar de pintarem um mundo algo frouxo e sem cor, os Pearl Jam são sem dúvida uma banda que marcaram a década de 90, provando sempre mais e melhor com a edição de cada album. Aguarda-se o lançamento de um disco de B-Sides e raridades, e claro, um regresso a Portugal.

Fonte: pearljambyfigueira.no.sapo.pt

8 Comentários:

Às quinta-feira, março 31, 2005 9:15:00 da tarde , Blogger vera disse...

Um post sobre a melhor banda de sempre. Um orgulho para Port Moresby. Parabéns, Pedro. Vey nice work!

 
Às quinta-feira, março 31, 2005 9:15:00 da tarde , Blogger vera disse...

I meant "very", sorry!
Ah, e diz lá que a música deles que te mandei hoje ("thumbing my way") não é excelente?! ah pois...

 
Às quinta-feira, março 31, 2005 9:18:00 da tarde , Blogger Hitler disse...

Pois é, realmente bom post. Mas devias conhecer um pouco mais e dar mais opiniões pessoais, é isso que difere dos outros posts musicais, pois dos outros conhecias mais.
Fizeste um relato interessante de uma banda que todos gostam mas que conhecem pouco!
Good post

 
Às quinta-feira, março 31, 2005 11:34:00 da tarde , Blogger Mussolini disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às quinta-feira, março 31, 2005 11:35:00 da tarde , Blogger Mussolini disse...

Como não conheço bem o repertório da banda e o seu historial, foi mais difícil incluir aqui a opinião pessoal. Agora sei mais sobre a banda e posso dizer que me despertou a curiosidade de ouvir os seus albuns. Os próximos posts serão melhores.

 
Às sexta-feira, abril 01, 2005 12:13:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

ten é , sem dúvida, o melhor dos discos dos pearl jam \oo/

 
Às sexta-feira, abril 01, 2005 10:11:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Do primeiro album há videoclips, ficou até celebre o do "Jeremy" em que um puto se suicida diante da sua turma - e eles foram receber um premio qq acompanhados do miudo-actor. Depois apenas no 4.o retomaram os videoclips (ou seria 5.o?) com uma animação e noutro imagens ilustrativas - sem focar, fazer o culto da banda. Ten foi o album mais bem sucedido da história do "grunge" (se assim lhe querem chamar) com vendas continuas - Nevermind dos nirvana explodiu nos tops e terá vendido metade... Não, não sou fã, conheço mal Binaural e nunca ouvi o último, por isso não sou digno de tal.
Mas estive no Restelo e ainda deliro com alguns dos temas de Ten :)

homemDASneves (não consigo lembrar-me da password, é o que é...)

 
Às quarta-feira, fevereiro 07, 2007 7:11:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

This is very interesting site... Bond pricing calculating coupon rate on the bonds Moscow northwest airlines com Trouble shooting panasonic sd memory cards Redeye flights to las vegas Ca px airline flight colorado charter air play games make money how to clean egr valve in acura Fremont ca hotels Top of the net web site promotion

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial