terça-feira, março 29, 2005

"Before Sunrise" (1995)

Sei que um filme é bom quando o vejo à noite e me tira o sono nas horas seguintes. Sei que tem um bom argumento quando tento escolher uma frase para destacar aqui e me apercebo que o melhor seria um "copy/paste" de todo o texto do filme.
Ofereceram-mo no Natal (thanks, tia!) e vou penitenciar-me muitas vezes por só o ter visto ontem.
"Before Sunrise", realizado por Richard Linklater e protagonizado por Ethan Hawke e Julie Delpy, é uma des histórias mais bonitas que vi nos últimos tempos.
O filme é de 1995 e, como todos devem saber, foi feito em 2004 o seu seguimento "Before Sunset" (vou a correr alugá-lo hoje por isso devo estar quase a falar dele também). O filme que se seguiu é feito com os mesmos actores.
Em "Before Sunrise", Jesse e Celine conhecem-se num comboio de Budapeste para Paris. Ela é francesa, ele é americano. Ela deveria sair em Paris, ele em Viena. Mas ele convence-a a descer em Viena e passar lá a noite com ele (até à hora do avião dele para os EUA).
Essa noite é passada com a sombra da efemeridade. Apaixonam-se mas sabem que, depois dessa noite, nunca mais se verão.
"Before Sunrise" é o típico "boy-meets-girl-movie". Mas é tão sincero e tocante que chega a arrepiar. É um filme quase todo assente nos diálogos entre os dois. Diálogos vivos e interessantes que transformam o espectador num voyeur, que espreita a conversa dos dois, que assiste passivamente ao desenrolar daquela história. Como na maior parte do tempo não está mais ninguém "on screen", sentimo-nos mesmo intrusos numa conversa que deveria ser só a dois.
Bem, agora quero despachar-me a ver o "Before Sunset" e depois logo tiro as minhas conclusões. Até logo.

1 Comentários:

Às quarta-feira, abril 25, 2007 5:27:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. »

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial