sexta-feira, fevereiro 11, 2005

«Se não aconteceu, podia ter acontecido»


Estreia hoje, às 24 horas, na SIC, a versão televisiva do suplemento satírico do Jornal Público, O Inimigo Público.
O Inimigo Público sai às sextas-feiras com o jornal Público e é, para mim, neste momento, aquilo que de melhor se faz em Portugal, em termos de humor.
A equipa é a das Produções Fictícias, responsável pelo bom humor em Portugal (e não falo daqueles programas de colagem de anedotas). Falo do fenómeno Gato Fedorento (que só aceito que os mais desatentos possam negligenciar porque, quem vê, não pode ficar indiferente), do programa Contra-Informação, do subestimado O Programa da Maria, enfim... de muitas coisas que provam que Portugal é capaz de criar bom material, sem ter que recorrer a imitações de programas estrangeiros.
Hoje estreia, portanto, o formato televisivo de um suplemento que já se tornou leitura obrigatória para muitos (até já tem um livro, com um ano de Inimigo Público).
A ideia base do Inimigo Público é, inspirando-se em acontecimentos verdadeiros, criar notícas falsas e completamente descabidas (não vou dar exemplos, comprem o Público á 6ª feira. Garanto que vale muito a pena).
O slogan do suplemento é: «se não aconteceu, podia ter acontecido». E a verdade é que, quando acabo de ler o Inimigo Público e começo a ler as notícas do jornal Público (as tais que realmente aconteceram), já houve vezes em que me ri, por ter a nítida sensação de estar a ler uma notícia do Inimigo.
A culpa também não é só deles. Este mundo é que às vezes também parece ficção.