segunda-feira, março 06, 2006

Wow



Acho que há vários anos que uma cerimónia dos Óscares não dava tanto que falar (e, a meu ver, por bons motivos). Passámos das habituais cerimónias sem grandes surpresas para uma noite surpreendente em todos os aspectos: na apresentação (hilariante e corrosiva) de Jon Stewart, nos sketches que intervalaram a cerimónia e, claro, nos prémios.

A surpresa da noite foi, é certo, a atribuição da estatueta de melhor filme a Crash, estando toda a gente (e eu própria) a apostar na vitória de Brokeback Mountain. Se por um lado continuo a achar que o filme de Ang Lee merecia esta distinção (e, sinceramente, acho que a decisão da Academia não foi naaaadaaaa inocente... o que é pena), não deixo de ficar satisfeita com o prémio (Crash foi um daqueles filmes que, confesso, tal como o Brokeback, me ficou na cabeça muito tempo e, mais do que isso, tinha sérias qualidades).

Se fico triste, é apenas por achar que Hollywood deixou escapar a hipótese de quebrar um tabu e, tão depressa, não sei se terá tão boa oportunidade de fazê-lo.
Quero com isto dizer que não sei se a vitória de Crash se deveu inteiramente ao seu próprio mérito ou também, em boa parte, ao facto de a Academia não ter sido capaz de distinguir uma história de amor homossexual. E é por isso que lamento, porque Crash não deixa de merecer a distinção mas Brokeback Mountain sem dúvida que era o mais justo dos vencedores.

Se pensarmos bem no todo que foi esta 78ª cerimónia dos Óscares, o prémio a Crash até faz bastante sentido no conjunto total: um conjunto onde se homenageou o rebelde Robert Altman, onde as conotações políticas do host fizeram rir a plateia e onde a música vencedora se intitula "It's hard out there for a pimp". Assim faz sentido!

Fiquei satisfeita com a generalidade dos prémios entregues (é claro que Burton merece sempre qualquer prémio mas pronto...) e espero que a 79ª cerimónia continue na linha daquela a que ontem se assistiu.

Crash no Port Moresby aqui

7 Comentários:

Às segunda-feira, março 06, 2006 12:48:00 da tarde , Blogger Mussolini disse...

Gostei muito de 'Crash' e tal como disseste merecia distinção, mas o óscar de melhor filme pertencia a Ang Lee e 'Brokeback Mountain'.

 
Às segunda-feira, março 06, 2006 1:48:00 da tarde , Blogger Hitler disse...

Eu já estava a espera que Brockeback Mountain não ganhasse para melhor filme. Ang Lee foi distinguido o que já é uma vitória, a concorrer com o grande nome do cinema americano (Spielberg).
Também não considero que só porque o filme trata de assuntos controversos e só porque é uma história de amor entre homossexuais mereça ser distinguido.
Para mim não houve surpresas.
Foi uma boa noite de cinema, Jon Stewart esteve muito bem como apresentador, a fazer esquecer o desastre de Chris Rock.

 
Às segunda-feira, março 06, 2006 7:26:00 da tarde , Blogger Nelson Ivan disse...

Acho que o Óscar está bem entregue. Crash, também foca alguns dos problemas da sociedade em que vivemos, apesar de não ser tão "cru" como o Brokeback Mountain. O filme está mesmo muito bem realizado, my opinion.

Concordo que o T.Burton merecia uma distinção.

Já agora, e se o Brokeback Mountain fosse interpretado por 2 gajas??? Teria o mesmo impacto?

 
Às segunda-feira, março 06, 2006 8:27:00 da tarde , Blogger Miguel Fino disse...

Não ganhou. Não sei se por alguma "cabeça dura" dos senhores da academia ou se por a grande qualidade (que de facto possui) de Crash. A melhor música, ESQUEÇAM, a sério, só podia haver uma música vencedora...enfim...Beijos

PS: vejam o match point!

 
Às segunda-feira, março 06, 2006 8:34:00 da tarde , Blogger Mussolini disse...

Teria impacto sim senhor, mas não sei se da mesma natureza...

 
Às segunda-feira, março 06, 2006 9:34:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

" Martin Scorsese, 0 oscars. Three 6 Mafia, 1."

:)P O que eu não ri com esta Ganda cena demonstradora da fantochada que é aquilo..(olhando bem, o refrescante Jon Stewart, estava a gozar alegre e malignamente com a cerimónia k estava a apresentar). E é assim que vamos... :P

Cumprimentos

 
Às quinta-feira, março 09, 2006 3:21:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Para mim, a vitória de Crash no Óscar de Melhor Filme apenas confirma o preconceito que existe entre os membros da Academia, ou seja, este Óscar representa a derrota de "Brokeback Mountain" e não a vitória do mais fraco dos 5 filmes que estavam nomeados nesta categoria...

Bjs

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial