domingo, setembro 04, 2005

'Dynamite', Jamiroquai



Passaram 13 anos desde que Jay Kay, vocalista dos Jamiroquai, assinou um contrato de 8 álbuns com a editora S2, da Sony. Em 1992, Jay era apenas um jovem magro com um skate, um bizarro chapéu em forma de bufalo e um paixão por ritmos vintage, sedento por um contrato discográfico. Cerca de 20 milhões de álbuns depois, 4 digressões mundiais e 141 semanas no top britânico, é claramente visível que valeu a pena todos os dissabores a que a indústria discográfica britânica o submeteu. No início dos anos '90, passou de membro de cartazes da revolução Acid Jazz a ícone musical internacional - tudo havia mudado para Jay Kay nesses 13 anos.

Graças à consistência e uniformidade de 5 álbuns que abundam em ritmos altamente dançáveis e melodias absolutamente imparáveis e contagiantes - para além de ser considerado um electrificante performer em palco - Kay é tão reconhecido em França, Espanha, Itália, América do Sul, África, Austrália ou Japão como a qualquer leitor de um tablóide inglês. Nos EUA detém o estatuto de uma das mais respeitadas exportações musicais britânicas, contando com cinco MTV Awards e um Grammy.

O seu sexto álbum, 'Dynamite', levou 2 anos a ser meticulosamente escrito e produzido, e foi gravado em Espanha, Itália, Costa Rica, Escócia, Nova Iorque e Los Angeles. É, simultaneamente, o consolidar de 13 anos da sonoridade sci-fi já característica dos Jamiroquai, e a reafirmação de Kay como um artista que, mesmo após os 35, nega retira-se do mundo da música. O dinâmico primeiro single 'Feels Just Like It Should' é um excelente exemplo do funk orgânico dos Jamiroquai, pregado a um alucinante padrão ritmíco. 'Black Devil Car' - que poderia ser 'Cosmic Girl' com guitarra e uma mente perversa - e 'Dynamite', com o seu chique som disco, em conjunto com a solarenga 'Seven Days In Sunny June' reforçam a atitude positiva e frenética do álbum. 'Dynamite' foi gravado ao vivo na totalidade, e em seguida retocado digitalmente: algo que lhe conferiu um som mais arrojado e consistente.

Depois de dois álbuns profundamente pessoais, 'Synkronized' de 1999, e 'A Funk Odyssey' de 2001, 'Dynamite' é uma viagem ao âmago da consciência social de Jay Kay. 'The World He Wants' é uma reflexão sobre o 'líder' do mundo livre e para onde este nos leva, enquanto que 'Star Child' explora e questiona uma sociedade em que os evangelistas da televisão são vistos como guardiões morais.

Por todas as primeiras páginas de tablóides, vicíos de estrela rock e chapéus, é um erro enorme subestimar Jay Kay. Enquanto que as suas opiniões e a frontalidade com que as expressa podem torná-lo um alvo fácil para os críticos, os próprios admitem que tanto a música como a vida seriam bem mais aborrecidas sem a sua presença.

7 Comentários:

Às domingo, setembro 04, 2005 10:50:00 da tarde , Blogger Hitler disse...

E eu concordo plenamente, a vida seria bem mais aborrecida sem a sua presença. Jay Kay é um artista multifacetado, com uma capacidade musical acima da média, a voz é electrificante e a presença contagiante.
Muito bom post! E grande artista.

 
Às segunda-feira, setembro 05, 2005 8:37:00 da manhã , Blogger Francisco Mendes disse...

Excelente Peter.
Jay Kay é um fabuloso entertainer... e que grandes concertos este rapaz oferece!!

 
Às segunda-feira, setembro 05, 2005 9:11:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

adoro jay kay, adoro os chapéus, as músicas... tenho pena de nunca o ter visto ao vivo, it must be quite a show.
excellent post, once again. :)

 
Às segunda-feira, setembro 05, 2005 9:13:00 da manhã , Blogger Mussolini disse...

Partilho a tua dor... :(

 
Às segunda-feira, setembro 05, 2005 5:40:00 da tarde , Blogger Francisco Mendes disse...

Para os dois... =P

eheh

 
Às quarta-feira, setembro 07, 2005 1:31:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

gosto.. gosto mt! e ele dança.. oh se dança!

 
Às sexta-feira, março 02, 2007 6:07:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Excellent, love it! Pop up blocker blocker pop up contact lenses eye care stuttering barcode scanner hand Oldsmobile alero broken window clips

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial