quarta-feira, agosto 17, 2005

Pieces In A Modern Style, William Orbit

Anos após conceber os seus próprios discos esotéricos e de chill out sound, e pagando-os fornecendo remixes para artistas Pop, William Orbit alcançou o sucesso enquanto compositor e produtor de 'Ray Of Light' com Madonna. Lançando o seu próprio disco de estreia através da editora da cantora, regressou às suas raízes esotéricas com 'Pieces in a Modern Style' (2000), programando no seu computador uma eclética variedade de música clássica solene, repensando de raíz todos os seus arranjos e composição. A sintetizada 'Adagio for Strings' de Samuel Barber resultou na perfeição, mas assim que se deparou com 'Ogives Number 1' de Erik Satie, Orbit estava a misturar-lhe o ruído de um helicópetro, como que se fosse Francis Ford Coppola a aprimorar a banda sonora de 'Apocalypse Now' com 'The End' dos The Doors. 'Largo From Xerxes' de Handel manteve-se reconhecível, mas 'Triple Concerto' de Beethoven sofreu uma profunda transformação.

Independentemente do autor que estivesse a reformular electrónicamente, Orbit trabalhou-o gentilmente, criando um álbum que, se tecnicamente pertenceria ao lado de 'Switched-On Bach' de Wendy Carlos, é na realidade reminiscente a 'Discreet Music' de Brian Eno. Pode parecer surpreendente, mas 'Adagio for Strings' ingressou nas tabelas de Dance Music nos Estados Unidos e Reino Unido, embora sob a forma de remix, de Ferry Corsten, que foi incluído no álbum com uma versão dos ATB, num disco separado.

Apesar de estar já no seio das sessões de 'Ray Of Light' com Madonna na altura em que 'Pieces in a Modern Style' foi lançado, transparece no seu som a ambição que William Orbit detém em criar bandas sonoras para a sétima arte. Este não é um álbum destinado a puristas clássicos, já que ambiciona apenas o proporcionar de bons momentos, seduzindo aqueles interessados no doce processo da reinvenção.

5 Comentários:

Às quarta-feira, agosto 17, 2005 6:35:00 da tarde , Blogger Mussolini disse...

Aos mais curiosos, podem ser ouvidas as brilhantes faixas de 'Pieces In A Modern Style' aqui.

 
Às quarta-feira, agosto 17, 2005 7:15:00 da tarde , Blogger Unknown disse...

com as tuas críticas musicais ainda vais despertar a minha curiosidade em relação aos vários artistas que apresentas (cujos nomes na maioria me são completamente estranhos lol). continua

 
Às quarta-feira, agosto 17, 2005 7:46:00 da tarde , Blogger Mussolini disse...

Ainda bem que o dizes, é esse o meu objectivo quando escrevo. Vai até ao site e ouve. :)

Abraço

 
Às quinta-feira, agosto 18, 2005 11:22:00 da manhã , Blogger gonn1000 disse...

Ouvi alguns temas quando o álbum saiu, mas não fiquei muito entusiasmado...

 
Às quinta-feira, agosto 18, 2005 11:27:00 da manhã , Blogger Mussolini disse...

Aqui o Pedro não concorda... Há coisas muito boas neste disco, como a 'Adagio for Strings', por exemplo. Mas acredito que não é um disco fácil de apreciar.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial