sexta-feira, julho 08, 2005

Poe (2006)



O quarto filme de Rambo está já a caminho, tendo estreia prevista para 2006. Mas esse não é o único projecto de Sylvester Stallone que se prepara também para realizar um filme sobre a vida de um dos ícones maiores da cultura norte-americana: Edgar Allan Poe. Para protagonista deste filme, com estreia também prevista para 2006, foi escolhido Robert Downey Jr. (que vai também entrar em Zodiac, de David Fincher).
Poe é uma biopic (mais uma...) sobre a vida e a obra do escritor gótico, abordando elementos-chave como a sua loucura, o seu comportamento depressivo e a sua misteriosa morte, em 1849.

Devo dizer que sou uma admiradora da obra de Edgar Allan Poe (uma admiração aprofundada por um semestre inteiro de aulas sobre a sua obra...), quer enquanto poeta, quer enquanto escritor de contos (contos que nunca foram muito bem recebidos nos EUA, tendo o génio de Poe sido descoberto pelos franceses). A sua influência estendeu-se a muitos autores incontornáveis da literatura mundial, como Mallarmé, Verlaine ou Rimbaud (ou mesmo na música, tendo o compositor Claude Débussy sido influenciado por ele). Poe é um mestre da gothic novel e um símbolo da cultura norte-americana.

Por tudo isto, e não nutrindo especial apreço nem pelo realizador nem pelo actor principal, não tenho grandes expectativas em relação ao filme como obra em si mesma. Fica a curiosidade em saber de que forma é aqui tratada e exposta a vida do lendário escritor.

6 Comentários:

Às sexta-feira, julho 08, 2005 7:28:00 da tarde , Blogger Francisco Mendes disse...

Edgar Allan Poe é um dos meus escritores preferidos e um excelso representante da literatura. Fiquei hipnotizado no primeiro contacto com "The Raven", e a sua tradução para português de Fernando Pessoa ("O Corvo"), mas o pequeno texto que me arrebatou foi "Coração Denunciador"... minha nossa... arrepiante, genial!!

A Obscuridade seduz... a mim pelo menos!!

 
Às sexta-feira, julho 08, 2005 8:39:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

The Raven é um poema absolutamente fascinante (foi um dos textos de Poe que mais intensivamente estudei). The Fall of the House of Usher, um conto de Poe adaptado ao cinema várias vezes (tendo Jean Epstein sido o primeiro) é outro belo exemplo do seu génio.

 
Às sexta-feira, julho 08, 2005 9:31:00 da tarde , Blogger Miguel Fino disse...

É bom. O senhor é muito bom mas eu ainda não li mais do que uns poucos excertos. Talvez este verão...

 
Às sábado, julho 09, 2005 12:54:00 da manhã , Blogger Mussolini disse...

Apesar de desconhecer a sua obra, estou bastante a par da sua contínua importância na literatura e cultura a nível mundial. Ainda bem que alguém se lembrou de lhe fazer esta homenagem.

 
Às sábado, julho 09, 2005 1:22:00 da tarde , Blogger MPB disse...

POE forever ;)

Stallone se for inteligente tentará convencer Tim Burton a entrar no projecto.

Estou ansioso.

Cumprimentos

 
Às sábado, julho 09, 2005 3:05:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Tim Burton a trabalhar sobre Edgar Allan Poe era uma combinação mais do que perfeita...:)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial