quinta-feira, julho 28, 2005

Complete Prose, Woody Allen



A editora Gradiva começou com a tradução portuguesa de Seinlanguage, de Jerry Seinfeld a colecção "E Agora, Para Algo Completamente Diferente" (inspirada na célebre frase dos Monty Phyton, em Monthy Phyton and the Flying Circus (1969). A colecção, dedicada a livros de prestigiados humoristas mundiais, prosseguiu com obras de Eric Idle (nem de propósito), Steve Martin, Jon Stewart e também Woody Allen.

É precisamente a obra de Woody Allen pertencente a esta colecção que me tem feito companhia nos últimos dias. Prosa Completa é o título da versão portuguesa de Complete Prose, um livro verdadeiramente completo: reúne as três colectâneas de humor de Woody Allen (Without Feathers - Sem penas, Getting Even - Para acabar de vez com a cultura e Side Effects - Efeitos Secundários), num total de 52 textos absolutamente hilariantes, que em momento algum fogem à genialidade a que Allen nos habitua nos trabalhos a que se propõe, seja em que área for.

É certo que Allen é um realizador controverso (e que bom, não fosse a unanimidade uma coisa tão aborrecida) e este livro só agradará a quem agradarem os filmes do autor. Quem não gostar dos filmes dificilmente se sentirá preso ao humor deste livro. Ainda assim, é um livro que merece ser lido por todos, gostem ou não das restantes obras de quem o escreve, nem que seja numa tentativa de compreendê-lo através da escrita.
Eu gosto dos filmes de Woody Allen e tenho este livro como uma das melhores colectâneas de textos (sejam ou não de humor) que já me passaram pelas mãos. Todas as linhas de Allen são tão inteligentes que o facto de fazerem rir se torna absolutamente secundário. O fascínio passa a ser outro: o da genialidade e da criatividade do actor/ escritor/ realizador/ músico/ homem de talentos sem fim.

Sobre este mesmo livro, o Daily Telegraph escreveu que «não há livro de humor que tenho uma piada em cada linha, mas este anda lá perto». Talvez seja por isso que folheá-lo e procurar exemplos da sua qualidade é tão difícil quanto resistir à tentação de reproduzi-lo aqui quase por inteiro. Destaco apenas a peça de teatro intitulada «Deus» e incluida na colectânea Sem Penas. Sem adjectivos que a subvalorizem, digo apenas que vale a pena lê-la e ficamos com pena de não vê-la encenada. Os restantes 51 textos do livro (com títulos tão sugestivos como «Um guia breve, mas útil, de desobediência civil», «Se os impressionistas tivessem sido dentistas», «Lendas assídicas com um guia para a sua interpretação da autoria do distinto erudito» ou textos sobre «A ameaça ovni» e «A pergunta») lêem-se praticamente de um só fôlego e conseguem aliar uma leitura descontraída a algumas doses de reflexão (sim porque até o non-sense consegue ter sentido, por muito contraditório que isso possa parecer).

Fica assim feita mais uma recomendação de um livro para ler nestas férias.

Bibliografia:
ALLEN, Woody. Prosa Completa. Gradiva, Lisboa, 2004. ISBN: 989-616-011-2.

5 Comentários:

Às quinta-feira, julho 28, 2005 12:48:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Obrigada André! :) Eu tenho este e o do Seinfeld que também é muito bom (ou não fosse Seinfeld um génio da comédia).

 
Às quinta-feira, julho 28, 2005 11:30:00 da tarde , Blogger MPB disse...

ALLEN é também um génio da comédia, embora diferente de SEINFELD.

Respeito o Senhor ALLEN :D pena que o cinema (EUA) lhe esteja a virar as costas... eles é que perdem.

Cumps

 
Às sexta-feira, julho 29, 2005 2:10:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Concordo, ne-to, eles é que perdem mesmo.

 
Às segunda-feira, fevereiro 05, 2007 5:33:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! » »

 
Às segunda-feira, julho 06, 2009 7:21:00 da tarde , Anonymous lyee disse...

alguem leu o 'sem penas'? por favor contactem me via e-mail: fL4m3_g1rL@hotmail.com

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial