segunda-feira, março 14, 2005

Português

Hoje adormeci e cheguei à faculdade um pouco mais tarde do que o habitual. Este facto teve dois aspectos positivos:

a) dormi mais;

b) apanhei aquela parte do telejornal da RTP1, o "Bom português", e descobri que não se diz "a moral" e sim "o moral". Ora aí está algo a que acho que me vai custar um bocado a habitual. Como dizer "router" com o som [au] na primeira sílaba e não com o [u]. Mas vou conseguir.

(estes pequenos pormenores da língua portuguesa que por vezes me escapam ajudam a reforçar a minha ideia de que os alunos do ensino português (preparatório e secundário) deveriam poder dar mais atenção à língua propriamente dita do que à literatura portuguesa. Aliás, a segunda é incompreensível sem conhecimentos da primeira). Sinto que nas escolas portuguesas se liga demais à literatura e de menos à língua. Só assim se justifica que este tipo de coisas sejam surpresa para tanta gente, como para mim.