terça-feira, fevereiro 07, 2006

Li ontem, já não me lembro em que livro, que uma criança de três anos compreende melhor o significado da palavra "grande" do que uma criança de quatro anos.
Ao que parece, a criança de quatro anos, por já ter adquirido mais conceitos (por exemplo, "curto/ comprido", "grosso/ fino", "largo/ estreito") tem mais dificuldades em dizer que algo é "grande", dado que na sua mente já se operam outros conceitos abstractos que não lhe permitem dar uma resposta tão simples. Assim, o senhor que para a criança de três anos é simplesmente "grande", para a criança de quatro pode ser, por exemplo, "baixo mas largo". Portanto, se perguntarmos a duas crianças, uma de três e outra de quatro anos, o que quer dizer "grande", é provável que a de três responda a essa pergunta mais facilmente.

Ou seja, nós éramos espertos. Depois aprendemos e ficámos só confusos. Pois...

4 Comentários:

Às terça-feira, fevereiro 07, 2006 8:21:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

É sem duvida um caso a pensar....será que vale a pena aprender?? humm... é estranho!!

 
Às terça-feira, fevereiro 07, 2006 9:44:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

A teoria da aprendizagem, fala que para aprenderes conceitos, significados ou regras novas, tens de passar pela negação das mesmas, ou seja, conhecer o outro lado da questão. Quando uma coisa é grande, ela será sempre grande até termos outra maior ainda. A tese de que errar é humano, confirma isto mesmo. Mas é claro que seria mais fácil ficar pelo GuGu-Dadá e assim ninguém nos chateava.

 
Às quarta-feira, fevereiro 08, 2006 1:09:00 da tarde , Blogger Miguel Fino disse...

Quanto mais sabes mais burro és! :D

 
Às sábado, fevereiro 11, 2006 12:53:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Eu sabia que havia uma explicação científica para tudo isto! LOL

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial