domingo, fevereiro 05, 2006

Home Truths, David Lodge (1999)


Home truth: a wounding mention of a person's weakness
in
SHORTER OXFORD ENGLISH DICTIONARY


É com Author, Author que, neste momento, mais facilmente encontramos David Lodge nos escaparates das livrarias. Porém, este autor inglês é já bem conhecido por várias obras anteriores, entre as quais se destacam, por exemplo, Changing Places, Therapy ou Small World.

Home Truths integra a lista da já extensa bibliografia deste autor (publicado nas áreas da ficção e da não-ficção, com trabalhos na área da linguística) e teve um processo de criação algo diferente do habitual: o mais comum é termos peças de teatro que são adaptações de obras narrativas. No entanto, Home Truths é um caso de narrativa adaptada a partir de uma peça teatral. É, por isso, uma obra necessariamente diferente do seu género. Bastante curta - lesse de um fôlego - tem a condensação espacial e temporal própria do teatro: cerca de duas semanas separam o início do fim da narrativa que se passa toda ela num mesmo local: a casa de Adrian Ludlow, em tempos reconhecido e aclamado mas que procura agora ser esquecido e Eleanor, sua mulher.

Adrian e Sam foram, em tempos, os melhores amigos. Actualmente, são apenas "velhos amigos". Sam, também escritor, foi arrasado num artigo da jornalista Fanny Tarrant e pede ao amigo Adrian que ceda voltar à ribalta para ajudá-lo a vingar-se de Fanny. As coisas não correm como planeado durante a entrevista que Adrian concede a Fanny (numa vã tentativa de tentar descobrir algum segredo obscuro da jornalista que pudesse depois vender a outro jornal) e a carreira que Adrian tinha decidido enterrar voltou às páginas dos jornais de um modo que em nada o dignifica. No entanto, o que parece uma tragédia, acaba por ser minimizado pelo efeito devastador de uma outra notícia.

Não sendo uma peça de teatro, não pode dizer-se também que seja um romance. Está algures a meio caminho entre dois géneros. As descrições são bastante escassas e os diálogos assumem o papel de fonte prioritária de informação ao leitor.

A temática é, sobretudo, a do enorme poder dos media e do seu efeito devastador na vida das pessoas. Não sendo um excelente livro, Home Truths serve para uma boa leitura (ideal para quem não está em altura de mergulhar em obras mais profundas...) e cumpre o propósito de crítica aos media.

Vale a pena ler este livro, ainda que não seja a melhor das introduções à obra de Lodge.

1 Comentários:

Às segunda-feira, fevereiro 06, 2006 11:12:00 da manhã , Blogger gonn1000 disse...

Tamabém gostei. Não é excelente, mas é de digestão fácil e tem conteúdo.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial