quarta-feira, setembro 28, 2005

'Late Registration', Kanye West



Oriundo de Chicago, a rápida acensão de Kanye West à classe elitista do Hip-Hop começou enquanto produtor de vários êxitos para o álbum 'The Blueprint', de Jay-Z, incluíndo 'Never Change' e 'The Takeover'. Desde então, West é um dos nomes mais requisitados da cena Hip-Hop nos EUA, colaborando com artistas como Ludacris, Scarface e Beanie Sigel. O estilo que o caracteriza é reminiscente ao dos beat-makers clássicos dos anos '90: poucos sintetizadores mas riquissímos samples - é esta máxima que aplica no seu novo álbum, 'Late Registration', da Universal Records. West rebentou na cena Hip-Hop em 2004 com o fabuloso disco de estreia 'College Dropout'. Seja qual for a opinião que tenhamos, 'Dropout' proporcionou-os um desafio, mas 'Late Registration' é um triunfo inquestionável, de tal modo expansivo que faz o seu antecessor parecer um mero apontamento.

Se há algo que abunda em Kanye West é a modéstia. Claro que o seu ego também está presente - este compara-se a Michael Jordan, Muhammad Ali, Bill Gates e Prince, por vezes na mesma frase. No entanto, consegue canalizar todo esse ego para a sua ambição musical: não apenas criar música Pop, mas ser a música Pop. O rapper ambiciona aquilo que chama 'um estilo Coldplay, Portishead e Fionna Apple', na bizarra missão de fazer explodir cada cliché da identidade Hip-Hop. Mas será que consegue? Sem dúvida.

Na sua íntegra, 'Late Registration' é banhado pelo seu poético lado sentimental R&B (como em 'Roses'), o seu amor pelos slow jams dos anos '70 ('Celebration'), a atitude irreverente ('Gold Digger'), as suas visões políticas ('Crack Music'), e a adoração pelos Maroon 5 ('Heard 'Em Say', com Adam Levine) - juntemos-lhes nomes como Jay-Z, Common, Brandy, Cam'ron e the Game. Mas a sua mais-valia é sem dúvida Jon Brion, o produtor de Fionna Apple, cuja experiência Hip-Hop é inexistente. Uma decisão arriscada, mas que se revela altamente eficaz - Brion traz ao disco orquestrações ao vivo e instrumentos peculiares, que West brilhantemente adorna.

Se este álbum contém um pico emocional a la 'Jesus Walks', é em 'Hey Mama', uma homenagem à sua mãe. 'Diamonds From Sierra Leone' é um franchise da banda sonora de James Bond, e uma ominosa lamentação da escravatura em África. 'We Major' é o ponto alto de 'Late Registration' (um disco tão bom, que apenas os skits são dispensáveis). É uma contagiante batida disco, com a participação de Nas. A meio da sua duração, a música cessa e West questiona 'Can I talk my shit again?'. A batida regressa, West pronuncia-se orgulhosamente e o ritmo estende-se por mais de sete minutos...
Depois do triunfo que 'Late Registration' vai conquistar, Kanye West pode falar aquilo que bem entender.

3 Comentários:

Às quarta-feira, setembro 28, 2005 11:24:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Não conheço a música de Kanye West porque o seu estilo não faz o meu. Tenho conhecimento de alguns dos seus trabalhos como produtor mas pouco mais.
Apesar de achar que esse tipo de música nada tem a ver comigo, depois de ler os teus posts fico sempre a achar que se ouvisse até era capaz de gostar. Parece que tenho que experimentar...

Ah, vês como eu cumpro aquilo que digo? Vim ver o post logo quando acordei! Não tenho culpa de acordar tarde...:)

 
Às sábado, outubro 01, 2005 1:00:00 da manhã , Blogger Spaceboy disse...

Também gostei muito deste disco, é já um dos melhores do ano! No entanto, gostei mais do 1º do que deste novo, apesar de este ser também excelente. Para mim o Kanye West é o melhor produtor de hip hop e rapper da actualidade!

 
Às domingo, março 04, 2007 5:41:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Bontril fast delivery Christian allegra www evian g8 org merchant accounts Integral designs silcoat backpack http://www.womensswimwear2.info/What-is-a-merchant-account.html timeshare liquidator chase merchant services microsoft joint venture Blackberry massieve tone Budget police radar detectors Australia domain hosting site web Internet merchant account for e commerce 20 Chrome car display rack free merchant accounts http www.easystorecreator.com california merchant account services Carbamazepine and fluoxetine combination side effe Merchant account solution Wellbutrin for adhd omaha and breast enhancement

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial