quarta-feira, junho 15, 2005

Champalimaud e a Ciência



A criação da Fundação Champalimaud - reservando-me o devido direito de temer pela sua organização e pelo seu futuro - é uma excelente notícia para Portugal e para o Mundo (e para Portugal no Mundo). A investigação científica sempre foi negligenciada no nosso país e esta fundação apresenta-se como um impulso à mudança dessa condição - uma das muitas - para o atraso nacional.
A Fundação, que pretende investir na Ciência portuguesa (seja ajudando cientistas portugueses a trabalhar lá fora, seja importando para o nosso país a ciência que lá por fora se faz), anunciou a criação do Prémio para Investigação na área da Visão, um impulso para a investigação neste campo (onde tantas descobertas têm sido feitas mas onde tanto ainda há por descobrir).
De dois em dois anos, a fundação atribuirá o Prémio Champalimaud de ciência a «avanços significativos no âmbito da visão», preferencialmente atribuido a instituições que se destaquem na investigação de doenças no campo da visão.
Com um orçamento de cerca de 400 milhões de euros (um terço da fortuna de Champalimaud), a fundação poderá vir a ser uma das mais importantes fundações científicas. Esperemos então que a Fundação seja bem dirigida e que o projecto traçado seja sempre cumprido, de maneira a que Portugal e a comunidade científica em geral, possam em breve ver esboçar-se alguns resultados.

6 Comentários:

Às quarta-feira, junho 15, 2005 12:05:00 da tarde , Blogger Francisco Mendes disse...

Não confio muito nos administradores, mas...
O ser humano é uma caixinha de surpresas, a mutabilidade reina!

 
Às quarta-feira, junho 15, 2005 12:32:00 da tarde , Blogger Miguel Fino disse...

Ao menos não levou o dinheiro para a cova como se costuma dizer. É importante ter em conta que a fundação nada tinha a ver com ele a não ser depois da doação voluntária do mesmo. Mais importante do que isso é a criação de uma fundação com características impares em Portugal, um bom passo no desenvolvimento da ciência nacional.

 
Às quarta-feira, junho 15, 2005 1:33:00 da tarde , Blogger Mussolini disse...

É um óptimo passo para o desenvolvimento da ciência a nível nacional que, como disseste, sempre foi um pouco neglicênciada, talvez devido à falta de recursos. Espero que seja um projecto bem gerido.

 
Às quarta-feira, junho 15, 2005 2:46:00 da tarde , Blogger Unknown disse...

À partida olho com desconfiança esta iniciativa, mas se alcançar os objectivos propostos, então será uma excelente aposta, pois Portugal tem cérebros, mas não tem condições para que eles façam ciência.

 
Às sexta-feira, março 02, 2007 2:08:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it e-commerce insurance market scout Melitta coffee maker me12dsb replacement carafe in maine Provigil cheapest Blood cuff pressure thigh Acuvue color contacts .com Tamiflu 75mg china Allstate complaint insurance Advantages of security system Tennessee department of commerce and insurance beer cheap faucet Sony handycam cena 990 z. Budget unique wedding invitations Noncaucasian rhinoplasty Buick auto club ocala fl. amd cpu dual motherboard Bid on coffee makers

 
Às quarta-feira, março 07, 2007 12:25:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. Spray rinse car wax Refinancing home loan in us Swimwear fetish Vegas home refinance

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial