domingo, maio 29, 2005

Que o lucro esteja lá com eles...

O post da Guida no Reservoir Movies, a propósito do sucesso do último filme da trilogia "Star Wars" fez-me lembrar este cartoon, da autoria de Bob Englehart. Os números do filme quase ultrapassam a sua importância enquanto obra cinematográfica (pelo menos do que tenho lido em termos de quantidade de matéria informativa publicada sobre ele, à excepção - e, mesmo assim, nem sempre - das revistas especializadas em cinema).
Já todos sabem que eu sou um dos cerca de 5 ou 6 habitantes da Terra que não liga nenhuma ao "Star Wars". No entanto, o sucesso estrondoso do filme é algo que não deixa de me interessar, sobretudo por ser um sucesso absolutamente global, escalando qualquer obstáculo cultural que se lhe atravesse. Ainda que a história não me interesse nada (para ser franca, até me parece é um bom bocado parva), não há dúvida de que "Star Wars", com a colecção de filmes, deixa uma marca indelével na história do Cinema.


fonte da imagem:
http://cagle.slate.msn.com/caglecards/main.asp?image=/news/StarWars2005/images/englehart.jpg

7 Comentários:

Às domingo, maio 29, 2005 7:42:00 da tarde , Blogger Paredão disse...

por acaso tambem faço parte desse grupo de 5 ou 6 pessoas que nunca ligou muitoa ao star wars alias nunca tinha visto nenhum filme da saga, até este III e percebi o porque do seu sucesso... quanto ao dinheiro feito bem isso no cinema é normal... acho que na história houve filmes que me escandalizam mais (como o 2º e 3º filme da saga matrix), mas pronto isso ja é outra conversa:P

 
Às domingo, maio 29, 2005 7:59:00 da tarde , Blogger Hitler disse...

O Star Wars é uma série que marcou o cinema na sua década de lançamento assim como o Matrix na sua! Há vários filmes que marcam uma época por algum motivo, seja a história, o realizador, os actores ou simplesmente a conjuntura que se formou em redor de algum filme! O Matrix, foi um filme com uma produção muito desajeitada, o 2º e 3º, claro, pois levantou muitas espectativas que não foram completamente superadas, nem sequer igualadas! Mas se conhecerem bem a história do filme, não se devia escandalizar tanto com o sucesso do filme! Mais escandalo, para mim é o Titanic, pois não consigo perceber como as pessoas conseguiam vê-lo 2 e 3 vezes seguidas!
Mas voltando ao Star Wars e encurtando o comentário, penso que George Lucas soube aproveitar muito bem o sucesso da saga e apesar de tudo consegue terminá-la ao melhor nível.

 
Às segunda-feira, maio 30, 2005 1:08:00 da manhã , Blogger Toix disse...

Também nunca vi nenhum. Já não somos assim tão poucos! Mas sobre o comentário da ouvinte anterior, sobre os filmes que marcam uma época, isso depende dos gostos. Ou o "Amelíe" não marca uma época? E que época é? E "O carteiro do Pablo Neruda"?

 
Às segunda-feira, maio 30, 2005 8:30:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Ah pois é! Aí tenho mesmo que concordar! Até porque sei que a ana não gostou da amélie e eu adorei. :)
é claro que depende dos gostos. Ainda assim, eu não gostei do matrix mas lá que marcou a época em que foi feito (o 1º sim, os outros não muito), isso marcou.

 
Às segunda-feira, maio 30, 2005 9:38:00 da tarde , Blogger Hitler disse...

Se formos a falar em marcar epocas existem muitos! Eu não me expressei da melhor maneira! Neste momento o que faz com que a indústria avance é a melhoria da tecnologia e dos efeitos visuais! Daí o facto de Star Wars e Matrix terem marcado a sua época. Bons realizadores, actores e pessoas na indústria sempre houve e também marcam a história do cinema, como Hitchcoock ou Blade Runner. Mas o que os dois anteriores fizeram foi revolucionar a industria na forma como os filmes são feitos. E nisso foram todos, não só o primeiro!
Marcar a indústria cinematográfica não tem muito haver com gosto, eu também gosto de certos filmes que sei que não marcaram o cinema de forma tão marcante como outros que eu não gosto! Mas conhecer é também reconhecer o mérito de certos filmes sem gostar deles. Mas esta discussão serve para outro post!

 
Às terça-feira, maio 31, 2005 11:42:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

tb n vi nenhum dos filmes desta saga, mas n deixo d ter curiosidade d ver. qt à história ser um bocado parva, epa, temos d ver q é ficçao. tal cm a trilogia do senhor dos aneis. e aqui n pode haver discussoes, ha gostos pa tudo.

 
Às domingo, março 04, 2007 8:45:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Huge milf Soccer stadium disaster in south africa Facial plastic surgery california mandeville American standard filter faucets Wedding invitations how to Sleeping pills effect on rosacea venlafaxine and bipolar disorder games tournaments games tournaments pay per click http://www.microsoft-project-training-seminars.info http://www.oldsmobile-achieva.info/Body-kits-dodge-stratus-03.html Qwest wireless plans for existing home phone Samsung yh-820mc 5gb mp3 player http://www.cheap-phone-call.info/Sendandreceivefreefaxservices.html Milf debbie Home designing interior decor pictures Hangover pill paxil Neural network software Excessive cpu useage stud girdle 302 ford About concerta for african american adolescent

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial