Eu devia era estar a dormir
Mas em vez disso, entre uma página e outra do Gato Fedorento: o Blog, vou pensando em coisas absolutamente fora como o facto de o crescimento das plantações de soja estar a dar cabo da Amazónia toda, a uma velocidade de não sei quantos campos de futebol por minuto (não me lembro do número mas o senhor das notícias garantiu que eram muitos). Ora se a soja é comida principalmente por vegetarianos (acho eu, embora às vezes eu, carnívora ao máximo, também coma esses rebentos estranhos), não estarão os vegetarianos com dúvidas sobre qual a causa que mais importa agora abraçar? Eu defendia um boicote à soja mas agora não me apetece por isso fica só aqui o devaneio.
6 Comentários:
Hás-de informar-te se a tal soja não será comida para gado, para depois fazer hamburgers. Sabias que para alimentar um bovino são precisos cerca de um hectar e meio de terra, mais que um campo de futebol? Enquanto que para alimentar uma pessoa qualquer pequena horta, bem aproveitada, é suficiente.
Eu sei, é verdade. Mas não é por deixarmos de comer o gado que ele vai deixar de ser alimentado.
No entanto, o importante na tal notícia é a destruição da Amazónia. Essa sim é a grande preocupação.
A espécie humana tornou-se quase uma praga que se multiplica no planeta sem controle, e para se alimentar criou algumas espécies acessórias, como os bovinos ou as galinhas, que além de na sua origem não terem a forma que têm hoje também não se alimentavam como são alimentadas agora.
Isso faz-me sempre lembrar da descrição que em "Matrix" o Agent Smith faz dos humanos. Que são criaturas que se instalam num local, esgotam os recursos até deixarem de existir e depois mudam de local e que só existe no planeta outra criatura com comportamento semelhante, os vírus. Logo os humanos eram o vírus do planeta. Sempre gostei bastante dessa analogia, pois retrata a realidade "nua e crua". Um dia os seres humanos vão-se arrepender do que têm andado a fazer, mas aí será muito tarde!
Atenção que nem todos os vegetarianos são naturalistas e defensores da natureza. Não comer carne não significa amar a amazónia obrigatoriamente.
Precisamente, Miguel. O problema é que eu acho que deveria significar isso. E o mesmo vale para carnívoros, herbívoros, omnívoros, canibais e afins.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial