quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Lançamento do livro A voz secreta das mulheres afegãs

A editora Cavalo de Ferro vai lançar, no próximo dia 10 de Março, o livro A voz secreta das mulheres afegãs – o suicídio e o canto, da autoria do poeta afegão Sayd Bahodine Majrouh. A sessão de lançamento decorrerá no Fórum Fnac do Centro Comercial Colombo, pelas 18h30 e conta com a participação da tradutora portuguesa do livro, a poetisa Ana Hatherly bem como dos editores da Cavalo de Ferro, Hugo Xavier e Diogo Madre Deus.
A sessão, de entrada livre, contará também com a projecção de excertos de um filme da National Geographic (o documentário A menina afegã).
O livro desvenda os segredos contidos nos gritos das mulheres afegãs, até então considerados sem significado, agora apresentados como a expressão de uma linguagem secreta feminina, usada para fazer discursos de ódio, amor, erotismo ou escárnio. São vozes proferidas em segredo e à revelia da cultura masculina dominante no Afeganistão e no mundo islâmico em geral.
De acordo com o editor da Cavalo de Ferro, Hugo Xavier, a editora, tenta, sempre que possível, trazer cá o autor do livro. Neste caso é impossível dado que ele foi morto logo a seguir a ter entregue o manuscrito do livro.
A Cavalo de Ferro prossegue, com a edição de mais este livro, com a sua tentativa de trazer para o mercado português autores que de outro modo dificilmente chegariam até ao público. Este ano conta ainda com livros de autores como Tahar Ben Jelloun, Ana Blandiana, Dino Buzzati ou Adolfo Bioy Casares.