terça-feira, maio 31, 2005

Chegou o Sabado

Há cerca de três anos que aguardo religiosamente este livro, mesmo depois de ler praticamente todos os livros editados, ainda faltava qualquer coisa, o seu último trabalho e talvez um dos melhores.
Ian McEwan, escritor inglês de 48 anos, que passou grande parte da sua infânica na Alemanha e no Norte de África, é um dos escritores contemporâneos mais aclamados e respeitados do panorâma literário, tanto inglês como mundial.

Com 16 obras publicadas, entre romances, contos e argumentos de cinema, McEwan é um dos meus escritores preferidos e que consegue envolver-nos na intriga de uma forma bastante forte. Alguns dos seus melhores livros são, Expiação, Amsterdão e Fardo do Amor (recentemente adaptado ao cinema). O seu mais recente romance é Sábado e retrata a vida de um neurocirurgião (Henry Perowne) num só dia do seu dia-a-dia atarefado. A escrita minuciosa e algo cirúrgica leva-nos pela vida deste homem numa época pós 11 de Setembro, com todas as suas consequências, que se inicia num episódio algo semelhante, mas que nos leva a perceber a diferença entre a realidade e o medo de concretização dessa mesma realidade.
É um livro excelente, mas que na minha opinião não se assemelha com a obra prima que é Expiação.
Podem descobrir outros detalhes bibliográficos deste autor pelo site oficial e ler algumas críticas portuguesas sobre McEwan.
Aqui fica a imagem do novo livro que já se encontra a venda em Portugal e um pequeno excerto do mesmo.


"A sua visão - sempre boa - parece ainda mais aguçada. Vê a mica da pedra do passeio cintilar na praça reservada aos peões, excrementos de pombos endurecidos pela distância e pelo frio e transformados em algo quase belo, como pequenos farrapos de neve. Gosta da simetria dos postes de ferro fundido preto, e das sombras ainda mais enegrecidas, e do entrançado das tampas das caleiras. O lixo que transvasa dos contentores sugere-lhe abundância e não imundície; os bancos vazios à volta dos jardins circulares parecem-lhe tranquilamente à espera dos seus ocupantes diários - alegres empregados de escritório à hora de almoço, os rapazes da residência indiana, com o seu ar solene e compenetrado, amantes em êxtases silenciosos ou em crise, traficantes de droga crepusculares, a velhota louca com os seus gritos ferozes e assustadores. "Vai-te embora!", grita durante horas a fio, com uma voz rouca que faz lembrar uma ave dos pântanos ou um animal dos jardim zoológico."

segunda-feira, maio 30, 2005

Para quando se quiserem rir um bocado...

Se vos apetece rir um bocado mas já leram tudo o que o Luís Delgado escreveu até ao presente momento, aconselho-vos uma visita ao site da agência noticiosa Reuters. Muitas vezes é lá que vou buscar informação (que não dispensa a leitura do jornal, claro) e há uma secção que destaco com particular agrado. Às comuns secções "Business", "International", "Politics" ou "Sports", entre outras, junta-se a secção "Oddly Enough", dedicada a assuntos que fazem parte de todas as outras secções mas que, ao mesmo tempo, parecem não fazer sequer parte deste planeta. É uma verdadeira fonte de inspiração.
Para hoje, destaco a notícia que diz que uma província canadiana vai mudar o horário da sua "suicide hotline". Em vez de estar em funcionamento 24 horas por dia, os (ir)responsáveis decidiram que bastava abri-la das 09h às 17h, de 2ª a 6ª. Parece-me bem. Suicídio só em dias úteis e a horas decentes.
Se lêem o Inimigo Público (o meu momento alto das 6ªs feiras), já vos deve ter acontecido, como a mim já aconteceu, acabarem o suplemento, continuarem o jornal e acharem que as notícias verdadeiras poderiam bem constar do IP (de tal modo este mundo anda do avesso). Ler esta secção da Reuters é perceber que esse engano que eu, às vezes, cometo não é tão descabido como parece.

Mais um teste... é que não fumo e esta série é dos meus poucos vícios por isso lá teve que ser!

DHsusan
Congratulations! You are Susan Mayer, the divorcee
and single mom who will go to extraordinary
lengths for love.


Which Desperate Housewife are you?
brought to you by Quizilla

A Susan!? Hum... será que é desta que me convenço de que estes testes são uma tanga? Realmente acho que sou quase tão desajeitada como ela mas, de resto, estamos a anos-luz de distância.

domingo, maio 29, 2005

Que o lucro esteja lá com eles...

O post da Guida no Reservoir Movies, a propósito do sucesso do último filme da trilogia "Star Wars" fez-me lembrar este cartoon, da autoria de Bob Englehart. Os números do filme quase ultrapassam a sua importância enquanto obra cinematográfica (pelo menos do que tenho lido em termos de quantidade de matéria informativa publicada sobre ele, à excepção - e, mesmo assim, nem sempre - das revistas especializadas em cinema).
Já todos sabem que eu sou um dos cerca de 5 ou 6 habitantes da Terra que não liga nenhuma ao "Star Wars". No entanto, o sucesso estrondoso do filme é algo que não deixa de me interessar, sobretudo por ser um sucesso absolutamente global, escalando qualquer obstáculo cultural que se lhe atravesse. Ainda que a história não me interesse nada (para ser franca, até me parece é um bom bocado parva), não há dúvida de que "Star Wars", com a colecção de filmes, deixa uma marca indelével na história do Cinema.


fonte da imagem:
http://cagle.slate.msn.com/caglecards/main.asp?image=/news/StarWars2005/images/englehart.jpg

'Tou aqui carregadinha de preocupação

porque não encontro, no programa da Feira, o dia em que o Lobo Antunes lá vai estar. Será que vai fazer-me a desfeita de não aparecer lá este ano? Se alguém souber de alguma coisa, diga-me. Até lá, fico aqui a roer as unhas.

Eu devia era estar a dormir

Mas em vez disso, entre uma página e outra do Gato Fedorento: o Blog, vou pensando em coisas absolutamente fora como o facto de o crescimento das plantações de soja estar a dar cabo da Amazónia toda, a uma velocidade de não sei quantos campos de futebol por minuto (não me lembro do número mas o senhor das notícias garantiu que eram muitos). Ora se a soja é comida principalmente por vegetarianos (acho eu, embora às vezes eu, carnívora ao máximo, também coma esses rebentos estranhos), não estarão os vegetarianos com dúvidas sobre qual a causa que mais importa agora abraçar? Eu defendia um boicote à soja mas agora não me apetece por isso fica só aqui o devaneio.

sábado, maio 28, 2005

Livros para todos os gostos

Como já aqui foi referido a 75ª Edição da Feira do Livro de Lisboa já começou e promete ser uma das mais concorridas dos últimos anos. De 25 de Maio a 13 de Junho os 217 pavilhões vão encher o Parque Eduardo VII de livros e iniciativas culturais.
A feira abre de segunda a sexta às 16h00, aos sábados, domingos e feriados às 15h00 e no dia 1 de Junho às 10h00. Encerra de Domingo a Quinta, inclusivé às 23h00 e às Sextas, Sábados, vésperas de feriados e último dia às 24h00.
Para amanhã, 29 de Maio, estão agendados os seguintes eventos de acordo com o site da feira:

15:00
Sessão de Autógrafos
Local: Pavilhão 1
Organização: Minutos de Leitura
Sessão de Autógrafos de Rui Sousa, autor e ilustrador da obra "O Peixe Contador de Histórias", a partir das 15 horas

15:00
Sessão de autógrafos
Local: Pavilhão 54
Organização: Editorial Presença
Sandra Carvalho, autora de A Saga das Pedras Mágicas - A Última Feiticeira.

15:00
Sessão de autógrafos
Local: Pavilhão 54
Organização: Editorial Presença
Filipe Faria, autor de Crónicas de Allaryia I - Manopla de Karasthan; Crónicas de Allaryia II - Filhos do Flagelo; Crónicas de Allaryia III - Marés Negras, Crónicas de Allaryia IV - A Essência da Lâmina.

15:30
Sessão de autógrafos
Local: Pavilhão 92
Organização: Gradiva Publicações, Lda.
José Rodrigues dos Santos, autor de "A Filha do Capitão", "Crónicas de Guerra I", "Crónicas de Guerra II" e de "A Verdade da Guerra".

16:00
Sessão de autógrafos
Local: Pavilhão 92
Organização: Gradiva Publicações, Lda.
Leonor Curado Neves, autora de "António José Saraiva e Óscar Lopes: Correspondência".

16:00
Sessão de autógrafos
Local: Pavilhão 87
Organização: Texto Editores
Chefe Silva autografa as suas obras.

16:00
Sessão de autógrafos
Local: Pavilhão 48
Organização: Edições Juvenis da Editorial Verbo
Nuno Magalhães Guedes autor da colecção "Objectivo Golo"

16:00
Sessão de autógrafos
Local: Pavilhões 167 e 168
Organização: Campo das Letras
Leonel Cosme

16:30
Sessão de autógrafos
Local: Pavilhão 92
Organização: Gradiva Publicações, Lda.
DBC Pierre, autor de "Vernon Little, o Bode Expiatório".

17:00
Debate
Local: Bibliotecas Lx
A Banda Desenhada nas Bibliotecas: Públicos, Públicos Potenciais e Promoção da Leitura

17:00
Lançamento
Local: Auditório
Organização: Cavalo de Ferro
Apresentação do livro "Landru: percursor do feminismo" de J. B. Botul, por José Mário Silva.

17:30
Sessão de autógrafos
Local: Pavilhão 53
Organização: Editorial Presença
Tiago Rebelo, autor de Para Ti, Uma Vida Nova; Não Vou Chorar o Passado; Uma Promessa de Amor; Uma Questão de Confiança; Romance em Amesterdão; Encontro em Jerusalém.

18:00
Sessão de autógrafos
Local: Pavilhões 11, 12, 13 e 14
Organização: Oficina do Livro/Casa das Letras
Helena Sacadura Cabral e Rita Ferro, autoras de "Querida Menopausa".

18:00
Sessão de autógrafos
Local: Pavilhão 115
Organização: Edições ELO
Vasco Trancoso, autor de "Caldas da Rainha, o Contributo Iconográfico Através do Bilhete Postal Ilustrado" (Colecção ACONTECIMENTOS).

18:30
Lançamento
Local: Auditório
Organização: CML
Apresentação da obra "Media Vaca: O livro Ilustrado", por Vicente Ferrer.

18:30
Sessão de autógrafos
Local: 140 e 141
Organização: Ambar
António Levy Gomes, autor de "Afinal É Só Epilepsia".

18:30
Sessão de autógrafos
Local: 140 e 141
Organização: Ambar
Fátima Ismaíl, autora de "Alcoól Benigno, Alcoól Maligno".

18:30
Sessão de autógrafos
Local: 140 e 141
Organização: Ambar
Luís Costa, autor de "O Cancro Também Pode Morrer".

18:30
Sessão de autógrafos
Local: 140 e 141
Organização: Ambar
Mário Cordeiro, autor de "Doenças Respiratórias".

18:30
Sessão de autógrafos
Local: Pavilhão 97
Organização: Relógio D`Água
Pedro Tamen autografa a sua tradução de "Em Busca do Tempo Perdido", de Marcel Proust.

19:00
Conferência
Local: Bibliotecas Lx
Centenário da Morte de RBP - Ciclo de Conferências. 1ª Conferência: "O Teatro na obra Humorística de RBP", por Maria Virgílio Cambraia Lopes.

20:00
Sessões de autógrafos
Local: Pavilhões 11, 12, 13 e 14
Organização: Oficina do Livro/Casa das Letras
Margarida Rebelo Pinto, autora de "Pessoas como Nós"; Pedro Canais, autor de "A Lenda de Martim Regos".

Tentaremos manter o blog actualizado com os eventos diários da Feira do Livro de Lisboa.

sexta-feira, maio 27, 2005



Eu não vou fazer ponte (ah mas vou entrar mais tarde!). Mesmo assim, ao olhar pela janela, tenho pena das pessoas que decidiram fazê-la. Esqueçam lá a praia, amigos. Parece que o dia é mesmo para passar em casa.
Depois do dia de ontem, não estava à espera de acordar e ter um dia 27 assim (e que dia especial o de hoje, mesmo sem a ponte...).
Quanto a mim, com uma tarde de aulas pela frente, não me incomoda muito (a não ser pelo facto de a chuva ser sempre um bocado deprimente), especialmente em dias especiais como o de hoje, que se querem de sol.
Aparentemente, e de acordo com quem sabe, as coisas não vão melhorar nos próximos dias (toca a arrumar as t-shirts e a esquecer os planos de passeio...).

Só para me deixar irritada e para me fazer ansiar ainda mais pelo dia em que lá

A "Visão" publicou esta semana uma foto-reportagem sobre Praga.

quinta-feira, maio 26, 2005

Livros por toda a parte



Aqui pelos lados da capital, chegou a grande altura da Feira do Livro de Lisboa, o excelente local de passeio (ok, confesso que se fosse plano era ainda melhor) e uma excelente oportunidade para comprar aqueles livros que namoramos nos escaparates das livrarias e que até compraríamos se fossem um pouquinho mais baratos.
Há também, para quem não vai passar perto do Parque Eduardo VII nos próximos tempos, a Feira do Livro do Porto e a Feira do Livro de Évora.
Quanto a mim, o site da Feira de Lisboa passa a ser de consulta diária (um bocado como a meteorologia ou o trânsito) e todos os espacinhos de tempo (que neste final de semestre são quase inexistentes) servirão para dar lá um saltinho (e, claro, há sempre o meu encontro anual com o Mestre).
Se não estiver por aqui, o mais certo é estar por lá.

terça-feira, maio 24, 2005

Canal 21 - da inutilidade total ao vício absoluto

Confesso-me viciada naquele antes era para mim o exemplo da inutilidade total: o canal 21 da TvCabo. É que, como sou pobre e não tenho essas coisas da Box, quero aproveitar ao máximo (que é como quem diz até ao fim de Junho) a descodificação do canal Fox.
Com teste de Análise do Discurso amanhã, como é que é possível estudar com uma programação a incluir "Competente e Descarada" (saudades!), "The Simpsons", "Pretender", "X files" e "The O.C."? Pois, exacto: não se estuda! Consome-se televisão até à exaustão, desejando que canais destes não fossem pagos.

Os filmes mais esperados do ano

Há já algum tempo que não trazia aqui a PM as notícias mais relevantes do mundo da sétima arte, mas elas são muitas, numerosas e com muitos sítios para encontrá-las. Visto este ano ser um grande ano para o cinema, e não podendo destacar um só filme que se pode esperar com grande antecipação, faço uma lista de alguns dos mais esperados, não só deste ano mas também do próximo.

1. Star Wars: Episode III Revenge of the Sith
2. War of the Worlds
3. Harry Potter and the Goblet of Fire
4. Batman Begins
5. Fantastic Four
6. The Da Vinci Code
7. The Transporter 2
8. The Chronicles of Narnia: The Lion, The Witch and The Wardrobe
9. A History of Violence
10. X-Men 3
11. Superman Returns
12. The Dukes of Hazzard
13. Bewitched
14. The Island
15. Stealth
16. Wallace & Gromit - The Curse of the Were-Rabbit
17. Charlie and the Chocolate Factory
18. The Legend of Zorro
19. Spider-Man 3
20. Ghost Rider
21. Madagascar
22. Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest
23. Dominion: Prequel to The Exorcist
24. The League of Gentlemen's Apocalypse
25. Cry Wolf

Estes são apenas alguns dos filmes mais esperados deste e do próximo ano, mas claro que há muitos mais que muitos de nós vamos querer ver como o King Kong ou o Cinderella Man. Pessoalmente, estou à espera de alguns filmes desta lista há já muitos anos como o Batman Begins, Superman Returns ou o Star Wars (que já tive a oportunidade de ver pois já estreou entre nós). Temos todos os géneros de filmes nesta lista, que podem agradar a gregos e troianos e esperemos que não demorem muito a chegar à ponta da Europa.

segunda-feira, maio 23, 2005

Vasco Graça Moura distinguido com o Grande Prémio de Romance da Associação Portuguesa de Escritores



Foi hoje atribuído ao escritor o 23º premio de Romance da Associação Portuguesa de Escritores, pela sua obra Por detrás da Magnólia.
A esta edição do prémio concorriam 85 romances e novelas, de 60 escritores e 23 editoras, publicados no ano de 2004.
De todos os membros do júri, presidido porJosé Correia Tavares, apenas Teolinda Gersão votou noutro autor: José Eduardo Agualusa, que concorria com o romance O Vendedor de Passados.

Vasco Graça Moura, licenciado em Direito, é poeta, escritor e tradutor, tendo publicado várias obras, entre poesia, romance, ensaios e traduções (talvez a mais conhecida seja a tradução da Divina Comédia de Dante, que lhe valeu, em 1995, o Prémio Pessoa).

Efeméride

Último concerto de Pearl Jam em Lisboa foi há 5 anos.
(será preciso esperar mais cinco?)

Final da 1ª temporada revela segredo e deixa muitas questões em aberto



"Desperate Housewives", actualmente a série de culto dos EUA, estreou em Portugal, na Sic, ontem à tarde. Essa estreia coincidiu com o final da primeira temporada da série nos Estados Unidos.
No último episódio é finalmente desvendado o segredo de Mary Alice, o motivo que a levou ao suicídio no primeiro episódio e que fez dela a narradora, falecida e omnipresente, de todos os episódios. No entanto, muitas questões ficaram sem resposta, prometendo, já no Outono, uma segunda série recheada de peripécias.
A leitura do artigo da CNN, no qual são enumeradas algumas das questões por resolver, revela muito acerca dos episódios de "Desperate Housewives" que ainda não passaram em Portugal. Por esse motivo não as transcrevo aqui. Não gosto de spoilers e isso seria estragar um bocado a piada de ver a série (uma das melhores do momento, para não dizer a melhor - só não o digo porque acho um pouco cedo para avaliá-la e também porque o senhor J. J. Abrams se lembrou de criar um outro fenómeno chamado "Lost", do qual já aqui falei várias vezes). No entanto, se quiserem, leiam aqui o artigo.

Quem quer ir comigo morar para a Alemanha? Dividimos isto e tal, 50 cêntimos...

Apartamento do Papa à vendo no eBay por 1 euro.

John Mayer com novo álbum em 2006



John Mayer está a preparar o sucessor de "Heavier Things", para ser lançado no próximo ano.
"Continuum" é o título provável do próximo álbum. «
When it comes out, I may never win a Grammy again, I may never sell a million records again, but the world will get where I'm coming from», afirmou Mayer à Rolling Stone.
Para além deste álbum, existe ainda a possibilidade de lançamento de um outro, com os melhores momentos da digressão com a sua banda de estrada, John Mayer Trio.
Fico aqui à espera...

Ler o artigo da Rolling Stone aqui.

sábado, maio 21, 2005

Palma de Ouro de Cannes para filme belga

«A criança», realizado pelos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, foi o filme vencedor da Palma de Ouro do 58º festival de Cannes.
Jim Jarmusch, realizador norte-americano, conquistou o Grande Prémio do Festival, com o filme «Flores Partidas».

Constituição Europeia - sim, não ou antes pelo contrário?



Parece que aqui pela Europa anda tudo em alvoroço com a tal da Constituição Europeia. Ninguém se lembra de explicar bem às pessoas o que isso é e para o que é que vão votar. Resta aos curiosos tentarem investigar e esclarecer-se o mais que puderem.
Pacheco Pereira criou agora o Sítio do Não, onde se expõem e discutem as razões pelas quais se deve chumbar esta Constituição. No site www.referendum2005.fr podem encontrar outras opiniões contra esta Constituição.
Depois há os defensores do sim: em português, o Sítio do Sim foi também criado e em francês há les amis du oui.
Depois há sempre o amigo Google, companheiro das aflições, onde a pesquisa por "constitution européenne" produz os resultados aqui mostrados, alguns bastantes esclarecedores (ou então a pesquisa por "constituição europeia" que revela estes resultados).
Agora vou ver se leio mais sobre isto porque, sinceramente, estou bastante baralhada.


fonte da imagem: leplacide.com

Há sempre um lado positivo...


Bartoon, Luís Afonso, Público, 20 de Maio de 2005

Triste porque não vou estar lá...



Jack Johnson, hoje à noite, no Coliseu dos Recreios.
(Vera Alves, em casa, quando muito a ouvir o CD)

World Press Cartoon

Começa amanhã em Sintra, no Centro Cultural Olga Cadaval, o World Press Cartoon, com trabalhos de 146 autores publicados em media de 50 países, durante o passado ano de 2004.
Se Lisboa acolhe no CCB o World Press Photo, Sintra tem no World Press Cartoon uma das mais interessantes retrospectivas do ano 2004, sob a forma artística do cartoon (que por vezes me aparece tão minorizada). Uma boa oportunidade para apreciar o talento de alguns dos mais importantes cartoonistas e de recordar alguns dos acontecimentos mais marcantes do último ano, que mereceram destaque nos cartoons.
O evento decorre até ao dia 9 de Junho.

Decidam-se

Parece que ali para os lados de França (ou da França, como dizem os emigrantes), rebentou uma grande polémica por causa da venda de produtos culturais com os jornais, algo que em Portugal (e em tantos outros países) também se passa.
Assim não percebo: querem ou não que as pessoas consumam bens culturais? É que é um facto que os jornais vendem mais quando trazem certos livros ou DVDs (ai as dificuldades em certos dias para encontrar o Público aqui na minha terrinha...) e, se as pessoas consomem mais cultura por causa disso, isso não será uma enorme vantagem? A mim parece-me que sim.
É claro que as empresas têm que se preocupar com os seus lucros, isso é óbvio. Mas também me parece que a distribuição desses produtos não abala nenhuma das indústrias (seja a livreira, a discográfica ou a cinematográfica).
Ao que parece, a polémica nem é por isso: é que, de acordo com o Sindicato Nacional de Edição francês, "tais operações contribuem para a desvalorização do livro". O quê? Então voltámos aquela postura elitista de cultura em que se um livro é lido por muitos perde o seu valor enquanto bem cultural? Espero bem que não porque isto era um retrocesso sem tamanho.

Felizmente, e de acordo com a APEL, em Portugal a situação não está a gerar qualquer problema. A meu ver, só tem vantagens uma vez que estimula o gosto pelas artes (seja pelos livros, pela música ou pelos filmes). E isso não afasta o público, muito pelo contrário: aproxima-o dos objectos culturais, quebrando algumas das possíveis barreiras existentes, como o preço dos livros ou a dificuldade em encontrar alguns deles.
A meu ver esta é uma polémica sem sentido. Mascaram as suas desculpas, dizendo que pensam no bem da cultura, quando na verdade só se regem por interesses capitalistas (que nem me parece que estejam assim tão em risco).
Viva a colecção Mil Folhas, a série Y, as enciclopédias com os jornais (antes essas que nenhumas), os CDs de música, a colecção de filmes portugueses do Correio da Manhã (que tanto jeito me deu para o trabalho de Cinema), os CDs, os talheres, os selos e todas essas coisas que levam as pessoas a comprar jornais, a lerem livros, a ouvirem música, a verem filmes, a cultivarem-se para além das doses diárias de televisão que engolem passivamente.

sexta-feira, maio 20, 2005

Tom e Colin Hanks contracenam pela primeira vez



«The Great Buck Howard» é o filme que vai juntar pai e filho no grande écran pela primeira vez. Os dois actores vão desempenhar os papéis de pai e filho, no filme realizado pelo quase desconhecido Sean McGinly (também responsável pelo argumento). As filmagens deverão começar no final deste ano.

O filme, que conta a história de um ilusionista em decadência e do seu assistente, pode ser a grande oportunidade de McGinly singrar no cinema, conseguindo o seu primeiro box-office, dado que os seus primeiros filmes foram muito pouco rentáveis, tendo alguns ido directamente para o circuito de vídeo.
Tom Hanks, além de participar no filme, vai também produzi-lo, através da sua produtora, Playtone.
Colin Hanks talvez seja mais conhecido pelo seu trabalho em "Roswell", tendo também participado na série "The O.C." e em "Band of Brothers". Para além disso, vai poder ser visto também no "King Kong", de Peter Jackson.
Tom Hanks dispensa qualquer apresentação. É, para mim, um dos melhores actores de todos os tempos (e lá estou eu naquela dificuldade imensa em encontrar um número 1, a garantir q este está lá no topo mesmo). Vai poder ser visto no já tão falado "The Da Vinci Code". O seu talento imenso pode ser admirado em filmes como "The Terminal" e "Cast Away", dois filmes onde ele praticamente faz tudo sozinho, mostrando que só o seu talento é mais do que suficiente para contar uma boa história. Depois há "Forrest Gump" e "Philadelphia", dois dos filmes que mais marcam a sua carreira de actor, sem dúvida imperdíveis.
Resta-nos esperar pelo resultado desta reunião familiar em frente às câmaras e ver que destino caberá ao tal do ilusionista.

Algarve Summer Festival



A Região de Turismo do Algarve, a Câmara Municipal de Loulé e a produtora Música no Coração promovem, no dia 12 de Junho, no Estádio Algarve, a primeira edição do «Algarve Summer Festival», o maior festival de música alguma vez realizado no Algarve. Participam neste festival Lenny Kravitz como cabeça de cartaz, Ivete Sangalo, Natasha Bedingfield e Da Weasel.

«Jazz nas Alturas - Festival Internacional de Jazz da Guarda»



Jazz nas Alturas é o nome do Festival Internacional de Jazz da Guarda, agendado para 5, 6 e 14 de Maio, no Teatro Municipal da Guarda.
No dia 5 sobe ao palco do Grande Auditório do TMG um dos grandes pianistas portugueses. Bernardo Sassetti impressiona pelo brilhantismo das suas actuações, exibindo desenvoltura rítmica e harmónica apenas ao alcance dos grandes intérpretes. No dia seguinte é a vez de Nils Petter Molvaer. O trompetista, compositor e produtor norueguês, liga estilos opostos mantendo uma sólida reputação como músico extremista. Experimentação com electrónica, samplers, e ritmos programados, são o centro da sua música. Dá passos gigantescos nos ritmos mais obscuros da electrónica e do breakbeat, para criar paisagens sonoras. Anthony Braxton, professor, compositor e multi-instrumentista encerra o ciclo, com chave de ouro, no dia 14. Braxton é um reconhecido nome nas áreas da aproximação sistemática às linguagens da improvisação e das performances de Jazz criativas e inovadoras. Conviveu e tocou com outras grandes figuras do Jazz como Dave Holland, Chick Korea, Leo Smith, e é hoje um dos nomes maiores do Jazz da actualidade.

Sin City abre Optimus Open Air



O Open Air é um evento que teve a sua estreia há 14 anos na Europa e já correu países como a Suíça (Zurique, Berna e Basel) e a Alemanha (Dusseldorf). Também já esteve em Sidney (Austrália) e teve a sua última edição no Brasil. É o maior cinema ao ar livre do Mundo. O primeiro filme a passar no Telão é, nada mais nada menos que Sin City (5ª Feira, dia 9 de Junho). O pecado, afinal, não mora ao lado...mas em Lisboa.
Sin City, conta com a realização de Frank Miller e Robert Rodriguez, e com Mickey Rourke, Bruce Willis, Clive Owen, Benicio del Toro e Elijah Wood nos principais papéis. Sin City é uma cidade violenta onde a polícia é corrupta e as ruas são perigosas. Baseado nas célebres bandas desenhadas de Frank Miller, um dos ícones da BD, este filme contra três histórias simultâneas. A personagem central (Mickey Rourke) deambula pelas ruas desta cidade para vingar a morte de uma linda mulher, com quem passara apenas uma noite, ao mesmo tempo que um ex-fotógrafo (Clive Owen) passa as noites a defender algumas mulheres dos abusos de um polícia corrupto e brutal. Na mesma ocasião, um polícia perto da reforma (Bruce Willis) é preso por um crime que não cometeu. Uma história a homenagear o film-noir numa película com uma cena realizada por Quentin Tarantino.

Lennon



É um facto pouco conhecido e pouco provável, mas é verdade. Em 1979, John Lennon e Yoko Ono, começaram a escrever um musical da Broadway. Queriam experimentar uma coisa diferente, uma história que levasse o público pela vida de ambos, a vida extraordinária e excêntrica, era uma história experimental e avant-garde para a época, mas também o eram os autores de 'The Ballad of John and Yoko' (título provisório). Na altura era uma história feliz porque não havia um feliz infeliz, não se conhecia o final trágico desta história.
Mas em 2005 este musical é revisitado, melhorado, desenvolvido e exibido. Foi na semana passada que estreou em São Francisco, "Lennon", o bio-musical que custou 7 milhões de dólares que se espera que esteja na Broadway em Julho.
É uma produção simples: nove actores (na imagem), um grande piano branco e 28 canções ("Give Peace a Chance," "Mother", "Beautiful Boy" entre outras) retiradas do pequeno livro de Lennon, para retratar a sua vida desde a nascença à sua morte. O mais peculiar e um pouco surpreendente é o facto de pouco se mencionar Paul, George e Ringo ao longo do musical, ao que Ono e Don Scardino (encenador e escritor) respondem que o musical é sobre John Lennon e não sobre os Beatles.
Já que a batalha judicial em relação aos verdadeiros compositores de certas canções continua e promete não ter descanso, as canções incluídas neste musical são única e exclusivamente da autoria de Lennon, até alguns inéditos que Yoko Ono forneceu à produção do espectáculo.
Até agora "Lennon" não tem recolhido concenso entre os críticos, alguns adoram outros odeiam, e segundo especialistas o consenso será praticamente impossível pois o espectáculo é muito controverso.
Mas também se a vida de Lennon não foi consensual, não vai sê-lo um musical que retrata essa mesma vida.

Time por 4 semanas

A Time magazine é uma das revistas mais lidas e prestigiadas do mundo, assim que se aparece na capa desta revista sabe-se que se é importante. Mas em relação à qualidade da revista não há muito a dizer pois já quase todos nós a conhecemos. Então o que interessa neste texto é o facto de podermos subscrever quatro números da revista completamente grátis e depois podemos decidir se continuamos com a subscrição ou não. Nem que seja para conhecer melhor a revista é uma boa oportunidade. Podem fazer a subscrição do site da Time.

The Apprentice - parte IV


Este é provavelmente o reality show mais interessante que foi feito. É um programa que necessita de inteligência, sabedoria, esperteza, que leva os concorrentes a mostrar o que valem para assegurar o emprego que muitos desejam e poucos conseguem. Esta era provavelmente o único em que eu participaria, pois temos realmente alguma coisa a ganhar, que não seja fama e poder aparecer nas revistas cor-de-rosa.
O conceito é simples e tem vindo a mudar de temporada para temporada. Na primeira eram homens contra mulheres, que ao longo do programa foi ficando misto pelas vitórias consecutivas das mulheres, que tinham de provar o seu valor numa série de tarefas, umas mais simples que outras, até chegar ao fim. O vencedor foi Bill Rancic que ficou encarregue da construção da maior torre de Chicago, Trump International Hotel and Tower.
A segunda temporada, misturava pessoas com elevados níves de educação, MBA's, etc com pessoas com baixo nível de educação mas com a experiência prática nos negócios. O vencedor foi Kelly Perdew, o engenheiro de software, contratado para gerir Trump Palace e Trump Ice (imobiliária e água) em New York.
Na terceira temporada segue a iniciativa da segunda mas coloca-os frente a frente, os "book smarts" contra os "street smarts". Esa também já chegou ao fim nos EUA e o trabalho que aguarda Kendra Todd, a "book smart" vencedora desta série é o desenvolvimento de uma mansão em Palm Beach.
Donald Trump parece não se cansar de despedir pessoas e prepara já uma quarta série, que ao que parece terá a participação de Martha Stewart. The Apprentice serve também para o multi milionário americano mostrar a riqueza e a esposa.

Back to the Moon

A NASA vai desenvolver um projecto em que vai premiar a primeira equipa de cientistas que conseguir extrair oxigénio respirável do solo lunar. Este projecto tem o nome de Moon Regolith Oxygen (ou MoonROx) e o prémio é bem generoso, 250,000 dólares. Esta iniciativa está dentro do programa Vision for Space Exploration que engloba duas missões cruciais: à Lua e a Marte.
A utilização de recursos de outros planetas é um elemento crucial para o desenvolvimento do novo programa e chamará a atenção de cientistas de todo o mundo que podem ser uma ajuda preciosa. Estes cientistas tem até dia 1 de Junho de 2008 para chegar a uma solução viável e para receberem os 250,000 dólares.
Esta iniciativa vem no seguimento de outras que a NASA tem vindo a promover no desenvolvimento de novas tecnológicas para usar no espaço.

Pearl Jam de regresso no Outono



Ainda sem data certa, prevê-se que o oitavo álbum da banda seja lançado ainda no Outono de 2005. De acordo com informações de Stone Gossard à Rolling Stone, a banda tem já vinte temas preparados, mas apenas doze deverão constar do sucessor do álbum "Riot Act", editado em 2002. Entre as escolhidas deverão estar "Severed hand", "Worldwide suicide", "2x4", "Marker" e "Cold concession"

No passado dia 29 de Abril, a banda deu um pequeno concerto, para cerca de 200 pessoas, numa loja de Seattle, a "Easy Street Records", considerado um "regresso às origens".

Os Pearl Jam vão abrir um concerto dos Rolling Stones no próximo dia 28 de Setembro, em Pittsburgh e esperam ter o último álbum completo antes da actuação.

Ler o artigo da Rolling Stone aqui.

Gavin DeGraw



Cantor e compositor, Gavin DeGraw cresceu tocando música em casa, estudou piano desde os oito anos e mais tarde tocou em várias bandas locais de covers. Depois de uma breve estada na prestigiada Berklee School of Music, já com os seus próprios temas em carteira, decidiu tentar a sua sorte em Nova Iorque. Aquando da sua chegada nos finais dos anos '90, Gavin conseguiu impressionar multidões e, ocasionalmente, os jornalistas - o seu nome começava a surgir com crescente frequência na imprensa, algo que se traduziria na oferta de vários contratos de importantes editoras. Este decide aguardar, deixando que a seu público crescesse. Eventualmente, viria a assinar contrato com a J Records de Clive Davis (ao lado de artistas como Santana, Alicia Keys ou Angie Stone). O seu álbum de estreia "Chariot" foi lançado no Verão de 2003 e, tal como nos seus primeiros tempos em Nova Iorque, obteve um reconhecimento moderado, valendo-lhe uma pequena embora fiel audiência. Verdadeiro testemunho do talento e criatividade deste jovem artista, "Chariot" será re-lançado a 27 de Julho, antecipando-se o single "I Don't Wanna Be", cujo video pode ser visto diáriamente na VH1. Aqueles que tiverem curiosidade podem ouvir um pouco da sua música aqui.

Um projecto irreverente com forte componente de humor



As noites de sexta-feira da 2: passam a ser preenchidas com um programa que dá pelo nome de A Revolta dos Pastéis de Nata. Irreverente, este projecto tem uma forte componente de humor, concebido e interpretado por um inovador grupo de jovens actores e guionistas, na sua maioria a trabalhar pela primeira vez em televisão.
A apresentação é de Luís Filipe Borges, uma das revelações de entre os colunistas do diário "A Capital". A Revolta dos Pastéis de Nata, com transmissão em directo, assume-se como um espaço alternativo nas noites de Sexta-feira. O programa irá ter um tema específico para cada uma das suas 13 emissões. Em discussão vão estar assuntos abordados de forma singular que pretendem "descodificar" o carácter comportamental dos portugueses. Contributo importante será o dos dois convidados, semanalmente diferentes, que o apresentador entrevista em estúdio: cada um com posições antagónicas sobre o tema em discussão. O mote de cada programa serve também para a realização de muitos dos momentos de humor apresentados ao longo da emissão. Além disso, é feita uma resenha da actualidade semanal fazendo sobressair, através de um olhar crítico e irónico, o que de mais importante aconteceu em Portugal e no mundo.
A Revolta dos Pastéis de Nata é uma ideia original criada para a 2:, assegurada por uma produtora independente, a Videomedia.

Amália Revisited



Além do sentido tributo à mais popular das vozes portuguesas do século XX, este projecto pretende, sobretudo, rejuvenescer e dar nova vida ao repertório de Amália, desse modo revelando a sua condição universal e, ao mesmo tempo, a influência que a ‘diva’ exerce nas ‘novas gerações’ de músicos. Perseguindo esse objectivo, ‘Amália Revisited’ apresenta 13 canções da fadista reinterpretadas por nomes como Cool Hipnoise, Bullet, Donna Maria , Maria João Branco, e João Pedro Coimbra com Ana Deus (Três Tristes Tigres), entre outros. A estas ‘versões’ acrescem ainda dois novos temas, ‘Êthos’, por Sam The Kid, e ‘N’ Canunhô’, um tema cantado na língua Mandinga (falada em alguns países da África Ocidental) e apresentado pelo projecto Kandoo de Valdjiu, músico dos Blasted Mechanism.
Deste modo, e ao longo de dezena e meia de temas, Amália revive em canções de sonoridades tão diversas quanto o fado, o hip-hop, a pop, os blues ou a electrónica. E este colectivo pretende ser isso mesmo: uma viagem pelo inesgotável legado de Amália Rodrigues.

quinta-feira, maio 19, 2005

Star Wars: Episode III - Revenge Of The Sith



Estreia hoje o último tomo da saga de George Lucas, o episódio em que finalmente todos os fãs da série da Guerra das Estrelas saberão porque cedeu Anakin Skywalker ao lado obscuro da Força e se tornou Darth Vader. Neste episódio III, Anakin, o jovem cavaleiro Jedi, cede à tentação e alia-se ao maléfico Darth Sidious, depois de promessas de um poder sem fim. Os Sith unem-se então com o objectivo de exterminar todos os Jedi. Apenas os mestres Yoda e Obi Wan sobrevivem e vão tentar travar os Sith. No final, Anakin, agora Darth Vader, e Obi Wan, o seu mestre, vão confrontar-se num combate que decidirá o destino da Galáxia. Com Ewan McGregor, Hayden Christensen e Natalie Portman.

So what the fuss?



É este o título do primeiro single do muito esperado novo álbum de Stevie Wonder, "A Time To Love", que chegou às lojas neste mês de Maio: um álbum vital, de um artista que se encontra no auge da sua creatividade. Segundo as próprias palavras de Wonder, este disco "trata temas como a guerra, a dor, e acima de tudo o amor". "A Time To Love" é o seu primeiro álbum de estúdio em dez anos e incluí este primeiro single "So What The Fuss", que conta com a colaboração de Prince na guitarra e as En Vogue nos coros.
Note-se que Stevie Wonder é um dos maiores artistas da actualidade, vencedor de 22 Grammy Awards, criador de mais de 25 singles Nº 1, contando com mais de 70 milhões de discos vendidos em todo o mundo. É citado por toda uma nova geração de artistas como uma referência musical e cultural.

quarta-feira, maio 18, 2005

No matter what you've read



Já está disponível em apple.com/trailers o primeiríssimo trailer de um dos filmes mais aguardados do próximo ano: "The Da Vinci Code". Com a realização de Ron Howard, a adaptação cinematográfica da obra de Dan Brown conta com Tom Hanks no papel principal de Robert Langdon; Jean Reno, Audrey Tautou, Ian McKellen e Alfred Molina.
Com estreia prevista para 19 de Maio de 2006, "The Da Vinci Code" é distribuído pela Sony Pictures.

Viciado

Admito-o e não tenho vergonha de o dizer: estou completamente vidrado em "Hopes and Fears" dos ingleses Keane. Música aparentemente simples, mas ao mesmo tempo complexa, harmoniosa, relaxante até. São pérolas como "We Might As Well Be Strangers", "She Has No Time", "Bend and Break", já para não mencionar os populares "Somewhere Only We Know" e "Everybody's Changing" que o fazem um grande álbum. Quem gosta de um ambiente descontraído deliciar-se-á com "Hopes and Fears". Para mais informação sobre a banda, pode (re)descobrir aqui aquilo que já foi dito em Port Moresby.

Esta eu tinha que publicar

If speed kills... Windows users may live forever.

terça-feira, maio 17, 2005

Porque é que gostam tanto de rejeitar a simplicidade se é nela que estão às vezes as coisas mais belas?

Vinha agora para casa a ouvir na TSF a entrevista ao Paul Auster e confesso que estava com um pouco de pena do escritor.
O pobre do Senhor Auster passou mais de metade da entrevista a negar conclusões que eram tiradas a respeito dos seus livros e interpretações transcendentes de palavras dele que eram meramente palavras. Porquê Portugal? Porque sim. Porque não não sei o quê? Porque não.
As coisas são muito mais simples do que aquilo que os outros as tornam e essa complexidade adquirida é uma coisa que está sempre a acontecer em diversas formas de Arte, como na Literatura. É pena porque às vezes as coisas mais simples são mais belas do que as complexas. Não vejo motivo para se fazerem interpretações transcendentes de factos simples.
Isto faz-me lembrar algo que li já não sei onde, mas desconfio que tenha sido numa crónica do António Lobo Antunes em que ele contava que quando perguntaram ao Picasso porque tinha pintado não sei que forma com não sei que cor, ele respondeu qualquer coisa do género «porque a outra cor se tinha acabado». Às vezes, acho que muitas vezes, a Arte é isto. E nada mais do que isto. E não é menos Arte por isso.

É que era só o que faltava!

De acordo com o BlogShares (a bolsa de valores dos blogs), este blog não é meu! Este blog aparentemente pertence ao senhor Thomas Whitman, que possui 80% das acções do blog. Isso é que era bom! A terra a quem a trabalha, mesmo a terra virtual (segundo o João, eu agora tenho óculos de comunista. Portanto posso dizer isto)! Proponho uma revolta popular.

Eu sei que ainda falta...

mas se por acaso houver alguém já a pensar no que me há-de dar para os anos... não digam que eu não dou sugestões! :)

Mais blogs

Cada vez os meus passeios pela blogosfera se tornam mais longos e demorados. É porque me deparo com sítios como o food-i-do ou como o mulholland drive (onde me deliciei com uma crítica, escrita no Domingo, ao "Barton Fink" dos irmãos Coen).

As músicas da Carochinha - vol. 1 e vol. 2 (o post de música mais improvável do PM e aquele que sei que o Pedro não escreveria)



Pois é, lá vão dizer que sou estranha e blá-blá-blá... don't care! O que sei é que para mim as músicas do momento estão nestes dois CDs ("As músicas da Carochinha" volumes 1 e 2) que não param de tocar aqui em casa... e antes que perguntem: não, não tenho bebés, é mesmo para mim!
A meu ver, pela época destas músicas (intemporais), estes não são apenas discos infantis. São discos para quem já passou da idade de ouvi-las mas que às vezes gosta de relembrá-las (nem que seja para gozar).
Nestes dois discos encontro quase todas as músicas que ouvia quando era pequena, e mesmo algumas que ouvia e das quais já não me lembrava mesmo nada.
O volume 1 é já de 2003 (e fez um sucesso enorme, permanecendo nos tops durante muito tempo) e o volume 2 é de 2004. Já há também um volume 3, lançado em 2005, que (ainda) não tenho. São todos editados pela Som Livre.
Do volume 1, estou sempre a ouvir... erm, não consigo destacar uma ou duas... estou sempre a ouvir quase todas! Se bem que o "Boa noite, Vitinho!" e "As pombinhas da Catrina" foram as melhores de lembrar... até porque já mal me lembrava das letras.
Do volume 2, "A barata diz que tem", "Era uma vez um cavalo" (ai, ai...), "Eu perdi o dó da minha viola" (eu nem sabia que a música se chamava assim!), "O meu chapéu tem três bicos" e o "Sebastião come tudo" são as músicas que mais tocam por aqui.
Acho que também há por aí o DVD das músicas da Carochinha, com karaoke e tudo... mas acho que comprar isso já era esticar a corda...:)
Às vezes sabe mesmo bem lembrar estas coisas e não havia lugar onde encontrá-las. Agora já há.

Fica aqui a confissão da lamechice, em jeito de recomendação musical.

sábado, maio 14, 2005

Le Marathon des Mots tem este ano Lisboa como convidada de honra



A Marathon des Mots decorre em Toulouse, de 26 a 29 de Maio, e Lisboa é a capital literária desta edição.
Os quatro dias que dura a maratona serão ocupados por 200 iniciativas, entre leituras e outros espectáculos, contado com a presença de 108 artistas e companhias de teatro e 72 autores.
São esperados cerca de 50 000 espectadores durante os quatro dias do evento.

Mais informação no site http://www.lemarathondesmots.com, onde é possível fazer o download do ficheiro pdf com o programa do evento.

a verde, como convém

SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING! (espero logo não ter que engolir isto, com cada um dos "O" a entalar-se-me na garganta)

agora a sério, juro que nem me importo muito que o Sporting perca hoje, desde que depois ganhe a taça UEFA. As duas coisas a fugir é que não pode ser. Perder o campeonato não é fixe, é certo. Mas perdê-lo para o Benfica é que é muito mau! Porque eles são muitos, são grandes e maus e eu tenho medo...:( e conheço muitos e eles não se vão calar porque já nem se lembram de como se festeja... ai, medo, medo!

se há coisa que me enerva solenemente é um jogo destes dar na SportTV... que raio de elitismo vem a ser este!? Eu sou pobre! Não tenho disso! E também não tenho paciência para ir para o café, para o meio da saloiada! Prefiro ver a minha SportTV toda às ondinhas, e fazer o exercício de destreza visual do costume, a tentar descobrir o que é a bola e o que é a cabeça de um jogador.

sexta-feira, maio 13, 2005

Gwen Stefani planeia parte dois de LAMB



Responsável por ter retirado do topo do US Top 20 50 Cent com o seu novo single "Hollaback Girl", Gwen Stefani está de volta ao estúdio para um novo álbum. A vocalista dos No Doubt revelou em exclusivo à MTV que, em parceria com o super produtor Pharrell Williams, se encontram a produzir a segunda parte do seu primeiro álbum a solo "Love, Angel, Music, Baby" - algo que inicialmente estava planeado, mas não sucedeu.
Gwen aponta que durante a gravação do disco foram excluídas inúmeras canções que serão agora contempladas, assim como novos temas. Espera-se que o novo álbum chegue às lojas ainda antes do Natal.

Gwen está neste momento a promover o seu novo single "Hollaback Girl", cujo lançamento europeu está previsto para 23 de Maio.

Foto: www.gwenstefani.com

Music

mu•sic n. 1. The art of organizing sound. 2. Vocal sounds having some degree of rhythm, melody, and harmony. 3. A musical composition or body of such compositions.

Este eu tinha que fazer!

You're Elaine!
You're Elaine!


Which Seinfeld character are you?
brought to you by Quizilla

You said Is

you said Is
there anything which
is dead or alive more beautiful
than my body,to have in your fingers
(trembling ever so little)?
Looking into
your eyes Nothing,i said,except the
air of spring smelling of never and forever.

....and through the lattice which moved as
if a hand is touched by a
hand(which
moved as though
fingers touch a girl's
breast,
lightly)
Do you believe in always,the wind
said to the rain
I am too busy with
my flowers to believe,the rain answered

ee cummings

Outras efemérides

A 13 de Maio de 1699 nasceu Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal.
A 13 de Maio de 1961 morreu o actor Gary Cooper.
Ah, e hoje é sexta-feira. 13. Mas não me apetece divagar sobre isso.

Ah! É verdade! Hoje é dia 13 de Maio.

Ou seja, os peregrinos já estão no Santuário. Menos um perigo na estrada.

Saturday night is the night

Estava eu toda entusiamada com a noite dos museus, este Sábado em Lisboa, quando o João me lembrou de um pormenor que faz toda a diferença (e que o meu cérebro, aparentemente, escolheu não lembrar): essa vai ser também a noite em que se comemora (diz ele), ou o Sporting comemora (digo eu) a vitória no campeonato. Ou seja, Lisboa completamente de pernas para o ar, com o Marquês, 'tadinho, a ser espezinhado e toda a capital num alvoroço, independentemente do resultado do jogo.
Parece-me que não será a noite que eu estava à espera. Raio de coincidência, pá!

quinta-feira, maio 12, 2005

«Gato Fedorento: o Blog»

Eu não queria estar sempre a falar deles, juro, mas é que o livro vai sair no dia 25 deste mês. No entanto, pode já ser comprado na maior livraria online Webboom.pt.

quarta-feira, maio 11, 2005

Mind, Body & Soul Sessions



Pode parecer algo estranho quando Joss Stone, cantora dotadíssima de Devon, Inglaterra, afirma que o seu segundo álbum "Mind, Body & Soul" é na realidade a sua verdadeira estreia como cantora. No entanto, foi "The Soul Sessions", lançado em Setembro de 2003 que a trouxe ao grande público, como sendo apenas um projecto "underground" e experimental, mas que se revelou altamente rentável.
Parte do público que aderia à sua música mostrava-se intrigado com a surpreendente selecção de temas Soul que banhava o disco, praticamente nunca antes recriados. A outra parte converteu-se mediante o forte airplay em canais de música como a MTV e a VH1 do seu primeiro video, "Fell In Love With A Boy", original dos The White Stripes. Os seus concertos mostravam uma artista que visivelmente amadurecia e se tornava mais confiante, o que lhe permitiu conquistar ainda mais fãs. Chegado o Verão de 2004, "The Soul Sessions" era já disco de ouro nos Estados Unidos, e vendera cerca de 2 milhões de cópias em todo o mundo - atingiu o Top Ten em mais de 13 países.
Ouça a dinâmica performance que compõe "Mind, Body & Soul" - desde o contagiante primeiro single "You Had Me", passando pelo introspectivo "Spoiled", até à balada rock-soul que é "Killing Time". Relembre que quando Joss Stone assinou com a S-Curve Records nunca havia gravado em estúdio ou actuado com uma banda para uma plateia ao vivo. Aquilo que tinha - segundo a sua compositora e mentor Betty Wright - era um dom raro: uma voz invulgarmente consistente e poderosa. Algo que lhe valeu comparações a artistas como Aretha Franklin. Exagero? Decide o ouvinte.

Foto: www.jossstone.com

terça-feira, maio 10, 2005

Eu também posso ter um "Early Morning Blog", mesmo que seja ao fim da tarde...

since feeling is first
who pays any attention
to the syntax of things
will never wholly kiss you;

wholly to be a fool
while Spring is in the world

my blood approves,
and kisses are a far better fate
than wisdom
lady i swear by all flowers. Don't cry
--the best gesture of my brain is less than
your eyelids' flutter which says

we are for eachother: then
laugh, leaning back in my arms
for life's not a paragraph

And death i think is no parenthesis

Weblogs - The transformation of the public sphere

The fact that English VI for Communication and Culture is concerned with the Internet and the means of technology and communication, lead us to decide to make an oral presentation that will reflect on the newest form of global communication, inside the Internet: weblogs.
Blogs are a revolutionary type of communication, where the public can easily become the publisher, where everyone has a voice and can express their thoughts to the world.

Topics for reflection:
- Introducing the world of blogs: how to create and maintain one;
- “Blogosphere”: A new form of reality?
- Reading (and trusting) blogs: points against and points in favour;
- From personal journals to political documents: what belongs to the public sphere and what should be kept private?
- How are the older media relating to this new one?
- How will blogs affect the future of global communication

____________________________________________________________________________________

Este é o plano do trabalho de inglês que eu e a Filipa vamos apresentar no dia 15 de Junho

(com versão oral e versão escrita que é para não acharmos que a vida é fácil).
O trabalho exige, obviamente, uma investigação sobre a blogosfera para além dos próprios blogs.
Vou deixando aqui os links que encontrar sobre o tema, para aqueles que visitarem Port Moresby e que, como eu, se interessarem pelo fenómeno da blogosfera.
Agradeço todos os contributos que possam melhorar a investigação.

____________________________________________________________________________________

Sobre a blogosfera

- Weblog - Wikipedia
- Blogosphere: the emerging Media Ecosystem
- Blogosphere - Wikipedia
- Into the blogosphere [rethoric, community, and culture of weblogs]
- Blogosphere news: blog news from bloggers, for bloggers
- Content delivery in the blogosphere
- The Blogosphere By the Numbers
- The Blogosphere: Insiders vs. Outsiders
- Blog definition
- Best of the blogs
- Lisbonlab, investigação de Hugo Neves da Silva
- O fenómeno dos blogues em Portugal, de Joana Baptista
- Weblogs and the news: Where News, Journalism and Weblogs intersect
- CultureCat - "Push-button Publishing for the People"
- Into the Blogosphere - "Personal Publication and Public Attention"

[texto em construção]

O blog

Se não é, neste momento, o meu blog preferido, anda lá perto: Rathergate, «keeping an eye on liberal media bias». Interessante pelo seu próprio conteúdo e por ser também um veículo para outras coisas interessantes.

Filmes portugueses na quinzena dos realizadores em Cannes

"Odete" e "Alice" são são os dois filmes portugueses que vão estrear em Cannes, na quinzena dos realizadores.
Alguém consegue dar uma explicação plausível para esta febre de dar nomes femininos aos filmes?

Casino Royal

Apanhei agora o Casino Royal na RTP Memória (não, não tenho mais que fazer). Estou a lembrar-me do tempo em que o Herman tinha graça...

segunda-feira, maio 09, 2005

Tongue Twister for today

Já há uns dias que não coloco nada no blog. O trabalho de Cinema e Literatura, entregue hoje, ocupou-me todo o fim-de-semana e não se adivinham muitos dias de descanso.
Por causa disso e tentando não votar o meu cantinho ao abandono, deixo aqui mais um "tongue twister", uma das coisas com que me tenho divertido ultimamente. É giro o que se pode fazer com palavras e até é giro perceber como somos limitados (desafio alguém a dizer isto a um ritmo normal sem se enrolar!).

How much wood would a woodchuck chuck
If a woodchuck could chuck wood?
He would chuck, he would, as much as he could,
And chuck as much as a woodchuck would
If a woodchuck could chuck wood.

Para quem, como eu, levou com um ano de Linguística Inglesa (chegando ao fim a gostar mesmo daquilo!) e leva agora com Análise do Discurso (uma versão mais "soft" mas não menos complexa... se bem que só não ter fonética já me deixa feliz da vida), estas brincadeiras das palavras são bem engraçadas (ou então não e são só mais uma maneira de perceber que sou mesmo limitada porque nem falar sem me engasgar consigo!).

sábado, maio 07, 2005

Jamie Cullum (a review que eu tinha prometido)

Só ontem entreguei a review de Inglês que tinha que fazer sobre o concerto do senhor Jamie Cullum. A prof ainda nem me deu as correcções mas, como hoje estou demasiado atarefada com o trabalho de Cinema para conseguir pensar nalguma outra coisa para postar aqui, fica aqui a minha tentativa de review.
Ah, a foto foi descaradamente roubada ao Gonçalo Quintino, do blog de fotografia Gizz.Photos, o sortudo que teve a sorte de ter o Jamie a cantar em frente a ele. Como o mano Pedro é membro daqui do PM e ele até consente, eu acho que posso (ou então não!).
A review está em inglês porque foi para a cadeira de Inglês VI (não sei porquê mas achei que era importante explicar isto).



Freeport, the Europe’s largest outlet shopping center seemed too small for the crowd that went there to see Jamie Cullum play, on April 23th. It was a small concert, for a thousand guests only (no tickets, just invitations).
Jamie Cullum, a 23 years old British jazz singer, gave a two hours concert for a mostly young audience who seemed to know all his lyrics by heart.
The concert began around 9pm and lasted until 11pm, with the audience singing along with Jamie his major hits (such as “Everlasting love”, “These are the days”, “Wind cries Mary” or “Twenty Something”). The singer also performed songs from his upcoming album.
Jamie Cullum had already came to Portugal but only for a short appearance at the television show “Herman Sic” (April 25th 2004) and is now coming back to play at “Cool Jazz Fest”, in Oeiras, on July 27th 2005.
Jamie Cullum, with a short but brilliant and successful career, is the proof that Jazz music did not die with genius like Nat King Cole or that jazz does not have to be “music for the elites”. People are already calling “Frank Sinatra with jeans” to this amazing singer, composer and piano player. His concerts are eclectic, to say the least: whether they are full with people or they have almost anyone. Either way, the music critics around the world, who already consider him the greatest UK music of our time, adore him.
Cullum has 3 albums: “Heard it all before”, “Pointless Nostalgic” and “TwentySomething”, which sold more than a million copies, becoming the most sold Jazz album in the UK ever.
Jamie Cullum plays jazz but not a pure one. He sometimes mixes jazz with some other music styles, such as Rap, Rock or Drum ‘n Bass. Jamie Cullum is able to jump from one music style to another, avoiding any kind of labeling on his work (except for the one that says “excellent”).
The artist uses the piano as if it was an extension of his own body and, at the same time, he sings wonderfully and interacts with the audience during the songs (being able to stop, follow the audience’s rhythm and then get back to the song).
Freeport definitely welcomed a great concert of a great artist. Now it is time to sit down, enjoy Cullum’s albums and wait for him to be back in Portugal, on July.

The Gift



A formação dos The Gift data de 1994, como o projecto paralelo dos Dead Souls, antiga banda de Nuno Gonçalves e Miguel Ribeiro. A evolução de um projecto para o outro aconteceu de um modo natural, já que estes achavam que a sonoridade dos Dead Souls se encontrava restringida aos instrumentos que utilizavam (guitarra, bateria e baixo). A ambição de conquistar novos horizontes musicais crescia, assim como a importância do projecto na vida de ambos os jovens.
A formação da banda passa de dois para quatro elementos, mediante a entrada de Ricardo Braga e da vocalista, Janita, que mais tarde viria a ser substituída por Sónia Tavares - algo que não foi visto com bons olhos por Nuno, que não havia idealizado uma rapariga como vocalista. Apesar da notável timidez que demonstrou, foi Sónia que compôs o primeiro tema do grupo: "Lenor" - o primeiro grande passo dos The Gift. A partir daí, a sonoridade do grupo começa a tomar forma, e em Setembro de '94 inscrevem-se num concurso de música em Alcobaça. É nesta altura que John Gonçalves, irmão de Nuno se junta à banda. Passadas várias eliminatórias, alcançavam o 2º lugar, para grande surpresa de muitos, dada a curta existência da banda.
Ao encarar esta vitória como um estímulo, dão-se os primeiros concertos em Alcobaça, Lisboa e Porto, em 1995. Surge a ideia de gravar uma primeira maqueta do grupo, e até Maio de '97 estes empenharam-se na produção do seu primeiro disco: "Digital Atmosphere". Composto por seis temas e uma parte multimédia com entrevistas e vídeos da banda, gravado em casa e sem edição comercial, era um disco que visava captar a atenção quer das editoras, quer dos media. Esse objectivo não seria atingido da forma desejada, embora o reconhecimento por parte dos media fosse quase imediato. Ainda nesse ano, os The Gift entram em digressão, tocando em cerca de trinta auditórios, e editando no seu final um vídeo com os concertos de Lisboa e Alcobaça.
Logo após a Digital Atmosphere Tour a banda vê-se reduzida a quatro elementos, com a saída de Ricardo Braga. Permanecendo com a formação que continuaria até hoje, estabelecem um objectivo: editar um novo disco como banda independente, suportando todas as despesas e sem o apoio de qualquer editora discográfica.

Foto: www.thegift.pt

sexta-feira, maio 06, 2005

Live @ FreePort

Mensalmente, o FreePort (designer outlet de Alcochete) oferece a oportunidade de assistir a concertos de estrelas nacionais e internacionais. Esta é a calendarização para os próximos meses:

- 21 de Maio: Natasha Bedingfield (bilhetes já disponíveis)
- 21 de Junho: Blue (a confirmar)
- 23 de Junho: Ronan Keating
- 09 de Julho: Alice Cooper
- 28 de Julho: George Benson.

Os bilhetes são adquiridos mediante sorteio, através dos talões de compra de um valor mínimo de 30€. A cada 30€ de compras corresponde uma ficha, que será introduzida numa máquina da sorte (na Pirâmide das Informações), a qual irá sortear o bilhete.

BookCrossing vencedor dos Webby Awards

Os Webby Awards anunciaram a atribuição do prémio "The People's Voice Award" ao site do BookCrossing, nas categorias de "Best Community" e "Best Social/Networking websites".
A votação para esta nona edição dos prémios contou com mais de 200 000 votos.
O vencedor vai estar presente na cerimónia dos Webby Awards, em New York, no dia 6 de Junho, apresentada por Rob Corddry, comediante do The Daily Show with Jon Stewart.
A revista Time qualifica estes prémios como os "online Oscars", sendo possível perceber o prestígio que confere este tipo de prémio.
O BookCrossing é, sem dúvida, um dos sites mais interessantes de toda a WWW. Com mais de 350 000 membros (myself included...) e quase 2 milhões de livros registados, a função principal do BookCrossing é espalhar a literatura pelo mundo, fazendo com que um livro possa ser lido por um vasto número de pessoas em diversos países.
O site foi criado por Ron Hornbaker, em 2001. Ron teve a ajuda da sua esposa e foi inspirado por sites como o PhotoTag, que localiza máquinas fotográficas (as máquinas são deixadas, com etiquetas, nalgum lugar e depois a função dos phototaggers é tirar apenas uma foto com ela e deixá-la num outro sítio) ou sites como o WheresGeorge, que localiza notas americanas através do número de série.
O BookCrossing regista actualmente cerca de 300 novos membros por dia e até já teve direito à entrada do seu nome no Concise Oxford English Dictionnary.
O registo no site é muito simples. Depois de registado, começa a tarefa do BookCrosser: espalhar livros e indicar no site onde os deixou (para que outros bookcrossers saibam onde recolhê-los) e procurar no site onde foram deixados livros, para o caso de terem interesse em ir buscar algum. Para além disso, há encontros de BookCrossers e muitas outras actividades interessantes.
Sem dúvida, um site que merece ver o seu mérito reconhecido.
- Visitar o site do BookCrossing aqui
- Saber mais sobre os Webby Awards aqui

quinta-feira, maio 05, 2005

Kingdom Of Heaven



Realizador de Gladiator, Ridley Scott apresenta-nos Kingdom Of Heaven (Reino dos Céus): uma aventura épica sobre um homem comum que se encontra imerso numa guerra que se prolonga durante décadas. Um estranho numa terra estranha, serve um rei destinado ao fracasso, apaixona-se por uma raínha exótica e proíbida, e ascende a cavaleiro. No entanto, deve proteger o povo de Jerusalém de forças poderosas - enquanto tenta manter uma paz frágil.

Estreia: 5 de Abril
Realizador e Produtor: Ridley Scott
Escrito por: William Monahan
Elenco: Orlando Bloom, Eva Green, Jeremy Irons, David Thewlis, Brendan Gleeson, Marton Csokas e Liam Neeson.



Conheça o sistema operativo mais avançado do mundo. Lançado no passado dia 29 de Abril, o Mac OS X Tiger torna a utilização do computador um processo agradável, simples e eficiente, oferecendo ao utilizador um vasto leque de cómodos e rápidos métodos de pesquisa e acesso à sua informação. Com uma espectacular base multimédia, conectividade sem precedentes, interface de utilizador intuítiva - tudo executado sobe uma base ultra estável UNIX. Entre 200 novas funcionalidades, Tiger apresenta-nos o Spotlight, um tecnologia de pesquisa ultra-rápida que abrange todo o disco, com uma rapidez de resposta tão rápida quanto a escrita: pesquisa ficheiros, emails, contactos, imagens, filmes, fotos... a uma velocidade estonteante.
O novissímo Dashboard é o palco das mini-aplicações, designadas por widgets, que permitem ao utilizador ficar a par de informações procedentes da internet, tais como boletins meterológicos, cotações da bolsa e pesquisa de voos. Inclui também um conversor, tradutor, enciclopédia, agenda e páginas amarelas- tudo isto disponível através de um clique. O Mac OS X Tiger tranforma o Mac numa verdadeira central de comunicações: o novo Safari RSS (o browser da Apple) integra capacidades de detecção e visualização RSS num só leitor super-fácil, enquanto que o iChat AV permite realizar video e audioconferências com vários utilizadores em simultâneo.
Pode dizer-se certamente que o OS X avançou em tecnologia multimédia como nenhum outro sistema o fez até agora, com o sistema de composição de grafismos Quartz, o novo QuickTime 7 (caracterizado pelo seu codec de vídeo cristalino H.264) e as tecnologias ColorSync, Core Audio e Core image. Opções para toda a família permitem aos pais e educadores limitar a utilização do computador. E devido à sua base ultra-estável UNIX, Tiger oferece uma arquitectura de segurança poderosa que protege os seus dados de mãos alheias.
Deseja partilhar multimédia com os amigos e família? Dotado de inúmeras capacidades, o novo sistema operativo da Apple oferece respostas às necessidades do utilizador, razão suficiente para quem usa um computador, utilize o sistema operativo mais avançado do mundo.

Foto retirada de www.apple.com.pt

Humble no Neutro Bar, em Santos



Os Humble deram esta noite um concerto no Neutro Bar, em Santos.

É claro que eu estava lá (com a pati e a pipa, comentadoras oficiais do PM para comments conjuntos).
É certo que passámos um certo frio cá fora porque o concerto que era para começar às 22:30 só começou pouco depois da meia-noite. Mas nada que não valha a pena para ver os Humble novamente, desta vez com um novo membro (pois, a foto ainda tem o anterior mas é porque não encontrei ainda outra, dado que o site deles está a ser renovado), Filipe Torres (espero não estar a enganar-me no nome) que toca que se farta (como, aliás, o resto da banda)! Para além disso, a banda apresentou músicas novas (tão boas como as que já conhecia, só preciso de ouvi-las mais umas vezes).

O concerto foi, claro, excelente. Nem vou estar para aqui a inventar adjectivos, Humble "rula mega" (Tito, já sabes que a minha review do concerto para a Paulinha vai ser bem positiva..eheh) e é claro que o ponto alto foi o Tito a dedicar a minha música dos Humble preferida, a "Girl", a mim (!!!!), à pati e à pipa.
A banda é o máximo. É a segunda vez que os vejo ao vivo e ainda não percebi como aguentam saltar tanto (mas muito mesmo) e tocar tudo afinadinho... enfim, talentos! Eu é que também não me cansei e ficava lá mais um bom bocado (o pior é que fiquei sem voz...).
Venha o próximo de Humble que eu estou lá. Ah, e venha o CD!

- Visitar o site oficial dos Humble aqui
- Ler o que já se disse dos Humble no Port Moresby aqui

Eheh também tenho o questionário!

Anda a circular pela blogosfera um questionário sobre livros que vejo em tudo quanto é blog mas, como diz o Rui do 3tesas, «os crápulas da blogosfera não ligam aos pequeninos». Como ele é mesmo um tipo fixe, enviou-me também o tal questionário. Obrigada, Rui!
Aqui ficam, então, as minhas tentativas de resposta:

1. Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
Pergunta difícil... deixa cá espreitar as estantes... tantos! "The sound and the Fury", do Faulkner, por exemplo. Mas é só um exemplo porque estou há vários minutos à procura de uma resposta e não a encontro.

2. Já alguma vez ficaste apanhado por um personagem de ficção?
Apanhada não. Mas já fiquei impressionada com vários, como o Tomas da "Insustentável Leveza do Ser". Tantos... estas respostas ficam sempre muito incompletas mas não me lembro de outro exemplo.

3. Qual foi o último livro que compraste?
"My Son's Story", da Nadine Gordimer.

4. Qual foi o último livro que leste?
"A Lã e a Neve", Ferreira de Castro.

5. Que livro estás a ler?
"Breve história de quase tudo", de Bill Bryson e "My Son's Story", de Nadine Gordimer.

6. Quais os 5 livros que levarias para uma ilha deserta?
Um livro de culinária com receitas de peixe (porque me parece que seria a papinha do costume por lá), uma enciclopédia (só naquela de aprender qualquer coisa, nem que seja sobre as palmeiras que lá houvesse) e... sei lá, os outros 3 podiam ser manuais de sobrevivência.

7. As 3 pessoas da blogosfera que convido a tornarem públicas as suas leituras neste inquérito (sem obrigação) são:
As três pessoas da blogosfera que conheço pessoalmentem até porque os blogs que normalmente leio não pertencem aos "pequenos" e provavelmente já o receberam: a Guida, do Reservoir Movies (ok, não é sobre filmes mas tu até lês!), o Miguel da Lápide e o João Esteves do Submundo.

terça-feira, maio 03, 2005

Which Incredibles Character Are You?

Edna
Which Incredibles Character Are You?

brought to you by Quizilla


Já há algum tempo que não perdia o meu tempo com estes questionários...

Ivo Marques Ferreira

A petição endereçada ao Sheik Mohamed Bin Rashid Al Maktoum, pedindo a libertação do actor português Ivo Marques Ferreira, detido no Dubai, pode ser assinada aqui.

Mau! Mas afinal quem é que manda?!

Jorge Sampaio não convoca referendo sobre o aborto.

Sócrates garante referendo ao aborto.

Mas afinal em que é que ficamos?

Tongue Twister for today

Ned Nott and Sam Shott

Ned Nott was shot and Sam Shott was not.

So it is better to be Shott than Nott.
Some say Nott was not shot.
But Shott says he shot Nott.
Either the shot Shott shot at Nott was not shot,
Or Nott was shot.
If the shot Shott shot shot Nott, Nott was shot.
But if the shot Shott shot shot Shott,
Then Shott was shot, not Nott.
However, the shot Shott shot shot not Shott, but Nott.

75ª Feira do Livro de Lisboa

Quem vive entre os livros tem esta feira como um sítio especial, um lugar de romaria quase religiosa. É excelente para passeio, para encontrar bons livros e preços bons (ou não tão maus como nas livrarias), livros que já não têm lugar na maior parte das livrarias e, em dias de mais sorte, conseguir o autógrafo do autor. Quanto a mim, já se sabe, é a altura do ano em que corro para ver o meu Lobo Antunes...

A feira este ano começa a 25 de Maio e termina a 13 de Junho. A partir do dia de início da feira, é importante consultar o programa no site da feira do livro de lisboa para saber o que se anda por lá a passar.

Entre as muitas actividades agendadas estão as Conversas com Guião sobre Bocage, Cesário Verde, Poesia Hoje, D. Quixote, Diáspora da Cultura Portuguesa e Grandes Textos Matriciais: Ilíada e Odisseia. Para além disso, há também as conferências sobre as Ondas de Choque do Terramoto de 1755, O Mito de Pedro e Inês, Einstein e o Ano Internacional da Física e Jean-Paul Sartre e Raymond Aron além de stand-up comedy com o Gato Fedorento (não tenho culpa se eles estão em toda a parte! E adoro a ideia!).